Manchetes do dia

Sexta-feira, 11 / 04 / 2008

Folha de São Paulo
"Alta nos preços de alimentos preocupa líderes mundiais"
Líderes mundiais colocaram a disparada no preço dos alimentos no centro das prioridades globais. A alta, de 83% nos últimos três anos, vem reduzindo os estoques alimentares no mundo ao menor nível em mais de duas décadas e meia. Segundo as Nações Unidas, esse aumento ameaça ganhos obtidos no combate à fome. Gordon Brown propôs um pacote dos países do G8 contra a inflação dos alimentos.


O Globo
"Pressão de estudantes força a saída de reitor"
Pressionado por estudantes que ocupam a reitoria há uma semana, e sem apoio de professores e servidores, que também passaram a pedir sua saída, o reitor da Universidade de Brasília (UnB) se afastou do cargo por 60 dias. Ele é acusado de improbidade administrativa por usar recursos de um fundo de pesquisas para mobiliar seu apartamento funcional, ao custo de R$ 470 mil. Alunos e docentes querem a destituição de Mulholand, de seu vice e dos cinco decanos. Em pouco mais de um ano e meio, o reitor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) gastou R$ 75,5 mil com o seu cartão corporativo em 12 viagens ao exterior.


O Estado de São Paulo
"Investigação do dossiê abre guerra de facções no Planalto"
A apuração do vazamento do dossiê sobre gastos do governo FHC alimenta disputa no Palácio do Planalto entre dois grupos, chamados 'turma da Dilma'. A preocupação é apontar o quanto antes algum responsável pela entrega de dados a parlamentares de oposição. Assessores da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, concentram as suspeitas em subordinados do secretário de Controle Interno, José Aparecido Nunes Pires. Funcionário de carreira do Tribunal de Contas da União (TCU), Aparecido foi levado para a casa Civil em 2003, quando o titular da pasta era José Dirceu. Quando o PT era oposição, o secretário trabalhava em parceria com Waldomiro Diniz na assessoria do partido em CPIs. Petistas ligados a Dirceu mantêm o foco na secretária-executiva de Dilma, Erenice Guerra, que coordenou a coleta de informações sobre gastos da gestão tucana.


Jornal do Brasil
"Epidemia de dengue começa a ceder no Rio"
As autoridades falam com cautela para que a população não se desmobilize, mas acreditam que a epidemia de dengue no município do Rio começa a perder força apesar dos 47 mortes registradas. O governador Sérgio Cabral é taxativo: "Conseguimos mudar a curva dramática da situação. Mas ainda estamos na crise". Já o prefeito César Maia diz que a proporção de atingidos na capital caiu de 79% para 60%. Maia ainda quer esperar para ver se a tendência é consistente.
A média diária de notificações, que em março foi de 651,74 casos, nos nove primeiros dias de abril caiu para 108,66. Enquanto o quadro na capital muda, a doença avança para a Baixada. A Secretaria Estadual de Saúde estuda a transferência para lá de algumas das tendas de hidratação a fim de reforçar o atendimento aos pacientes. Além disso, 12 municípios da região farão um mutirão contra a dengue amanhã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu