Tragédia

80% dos alunos de São Paulo não sabem matemática

No exame aplicado à rede estadual de ensino em 2007, no entanto, houve melhora nas médias de leitura e escrita em todas as séries analisadas


De Fábio Takahashi e Evandro Spinelli na folha de São Paulo:
Os resultados do Saresp 2007 (exame do governo de SP) divulgados ontem apontam uma situação "trágica" no ensino de matemática nas escolas públicas do Estado: mais de 80% dos alunos não atingiram os conhecimentos esperados pela própria Secretaria da Educação.
Já em português, esses mesmos estudantes de 4ª e 8ª série do primeiro grau e do 3º ano do ensino médio tiveram desempenho melhor do que em 2005, quando foi realizado o Saeb - exame feito em todo o país. O 3º ano do ensino médio foi a série em que os estudantes tiveram as maiores dificuldades em matemática -menos de 5% dos concluintes atingiram o patamar desejável.


Nota do Editor - Esse é um problema nacional ao qual o governo deve dar especial atenção. O Brasil precisa formar professores e pagar melhor. Hoje há um jogo de lesa-pátria em ação, os professores ganham mal, são obrigados a assumir cargas horárias desumanas e não têm tempo de preparar aulas nem de acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Além disso as classes são grandes, fora de controle. O resultado é o inverso do apresentado pelos lucros bancários, que só crescem. No quesito educação só há lugar para lamentações. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu