Eleições à vista

Gabeira promete capitalismo, se alia ao PSDB e acena ao PT

Por Italo Nogueira, na Folha

O deputado federal Fernando Gabeira (PV), 67, lançou ontem sua pré-candidatura à Prefeitura de Rio em aliança com o PSDB e o PPS, acenando para uma aproximação com o PT e prometendo "capitalismo" para desenvolver a cidade.Ao lado do presidente de honra do diretório estadual do PSDB, o ex-governador Marcello Alencar, Gabeira afirmou que "todos serão bem recebidos" na aliança. Até o PT.
Ex-guerrilheiro, Gabeira disse pretender desenvolver o Rio "de forma capitalista". "Nós exigimos aquilo que o capitalismo mais desenvolvido exige, que é o respeito ao meio ambiente e às condições de trabalho", afirmou em entrevista na Associação Brasileira de Imprensa. Além de Alencar, acompanhavam a entrevista o vereador Stepan Nercessian (PPS) e Alfredo Sirkis (PV).
Gabeira concentrou o discurso na tentativa de "aparar arestas" para o "renascimento da cidade". O parlamentar saiu do PT em 2003 por discordar da política ambiental, de direitos humanos e relações exteriores e, na crise do mensalão, tornou-se uma das vozes constantes em oposição ao governo Lula. "Nesse trabalho de crítica evidentemente nos afastamos um pouco, mas podemos voltar a conversar. (...) As nossas divergências são secundárias. "O deputado afirmou ter imposto "quatro condições" para aceitar a candidatura: não fazer oposição a governos estadual ou federal; realizar uma campanha sem sujar a cidade ou agredir adversários; disponibilizar as contas da prefeitura na internet caso seja eleito; e não aceitar indicações políticas para ocupar cargos no governo. O candidato a vice sairá do PSDB. O partido escolherá entre os pré-candidatos que abriram mão da disputa: o deputado federal Otávio Leite, o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha e a vereadora Andréa Gouvêa Vieira.

Nota do Editor - Gabeira é um homem lúcido, honesto e trabalhador. É o melhor candidato que o Rio poderia desejar. Há quem diga que lhe falta conhecimento de administração pública, pode até ser verdade, mas isso se aprende. Gabeira é sensato e por todas as qualidades que possui é o candidato do Ubatuba Víbora. Gabeira no Rio, Marta ou Kassab em São Paulo e Serra em 2010 no Brasil. É uma rima e pode ser uma solução. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu