“VOLTANDO NO TEMPO”

Corsino Aliste Mezquita
A frase: “O TEMPO É SENHOR DA RAZÃO E DA VERDADE”, tantas vezes repetida, confirmou-se, mais uma vez, em Ubatuba. Encontramos a confirmação dia 09-03-06, no Guaruçá, com a publicação da denúncia de PAI DE ALUNO, sob o título: “CRECHE SEM A DEVIDA ATENÇÃO”. O Pai de Aluno escreveu:

“A creche que se encontra instalada no antigo prédio da ELEKTRO tem excesso de caramujos africanos, invasão de lagartas em uma árvore onde costumam deixar os carrinhos em que as mães levam seus filhos, ratos na cozinha e na sala de aula. Uma mãe de aluno já teve que matar um rato na sala de aula”.

A denúncia é ilustrada com fotografia e fala também em sujeira dos pátios e material retirado das escolas empilhado e escondido atrás de tapume.
Esse pai não está falando nada novo. Apenas publicou fatos, supostamente, por não ter sido atendido nos pedidos administrativos internos. A publicação é indicativa de que algo está errado. Tínhamos anunciado que isso viria a acontecer quando, ano passado, aos 26-01-05, com direito a TV Vanguarda, Rádio Costa Azul, Vigilância Sanitária e discursos indignados, contra a Administração Anterior, pronunciados pela atual Secretária de Educação, à época Coordenadora de Ensino Infantil, fecharam e lacraram a EMEI CENTRO, rua Paraná, n° 347, após ser danificada por tromba de água ocorrida nos dias 16 e 17, daquele mês e ano, e que também ocasionou estragos e problemas em outros prédios e ambientes da cidade.
Aquelas manifestações caluniosas, injustas, descabidas, inverídicas e montadas para denegrir a Administração Anterior e a cidade de UBATUBA, obedeciam a práticas ou deficiências de novatos, na política e nos processos administrativos. Sendo novatos, também, supostamente, incompetentes e inexperientes. Incompetentes e despreparados, para resolver problemas emergentes e imprevistos, procuram responsáveis e culpados para suas carências. Foi o que aconteceu, durante todo o ano passado, na Secretaria Municipal de Educação e em outras repartições municipais. Todavia não estamos livres dessa praga política para ocultar a verdade, a incompetência e a crua realidade.
Esperamos que com a chamada de atenção desse Pai de Aluno, as reclamações e críticas de funcionários e cidadãos, levem as equipes, da Secretaria Municipal de Educação, a assumir a responsabilidade pela manutenção dos prédios, extinção de caramujos africanos, ratos, gambás, pombos, lagartas, piolhos, baratas, insetos etc.. sem transferir a responsabilidade para o passado. Como afirmamos tantas vezes, a realidade é mutável e os problemas aparecem a cada dia. Às vezes criados por falta de planejamento, de previsão, não tomar providências no momento certo, de uso indevido do poder ou de desleixo com a coisa pública.
Observações despretensiosas e causais nos confirmam no que falamos acima. Passando, quase diariamente, pela rua Paraná, n° 347 – Centro – temos observado o estado de abandono em que se encontra a antiga EMEI CENTRO e, hoje, denominada Prof. José Carlos Pereira. Fechada para reforma aos 26 – 01 – 05 não teve quaisquer cuidados até o dia de hoje, 17-03-06, quando escrevemos este comentário. A Lei n° 2.684/05 pretendia prestar homenagem ao saudoso, dedicado, amigo e por todos respeitado, Prof. José Carlos Pereira. Não é uma vergonha e desrespeito ao homenageado manter a EMEI tanto tempo naquele estado?.
A Escola Municipal Marina Salete N. do Amaral teve seus alunos transferidos para prédio novo, na primeira semana de fevereiro de 2006, foi descuidada e está sendo depredada.Não temos visto a publicação legal transferindo sua titularidade para o novo prédio.
A EMEI do Saco da Ribeira, rua Plínio França, n°263 – Saco da Ribeira – foi desativada em fevereiro de 2005 e cedida, ao CLUBE DE REGATAS DO SACO DA RIBEIRA, pelo Decreto n° 4.473, de 20 de outubro de 2005. Tem logotipo desse clube, na parede frontal, indicando que a ELE está servindo. Isso é legal?. O Sr. Prefeito pode ceder imóveis ou móveis municipais a particulares para eles, com esses próprios municipais, usufruírem lucros?. Com a palavra os Senhores Vereadores.
A Escola Municipal do Saco da Ribeira – Av. Marginal s/n – Saco da Ribeira-Lázaro, também foi desativada em fevereiro de 2005. Foi cedida, à Sociedade Amigos da Praia do Lázaro, pelo Decreto n° 4.422, de 30 de julho de 2005. Não há sinais de uso e manutenção por quaisquer que seja. As entradas, os pátios e arredores estão cobertos de mato e sujeira. É um prédio novo, com ótimo acabamento, mais de 300 m² de área construída e que nenhum serviço está prestando à educação municipal. É assim que Ubatuba vai se desenvolver e atender todas suas crianças e jovens, de seis meses a dezesseis anos, como previsto, no Plano Decenal Municipal de Educação, Lei n° 2.460, de 23 de dezembro de 2003?. Ressaltamos que o Plano foi aprovado, por unanimidade, sem emendas e com elogios pela Câmara Municipal.
Concluímos: “Um dos piores vícios da política brasileira consiste em desfazer as boas obras de antecessores de partidos rivais para evitar que eles recebam o devido crédito. Com isso iniciativas que vinham dando certo são revogadas ou relegadas à condição de última prioridade, até que morram de “morte natural”. (Editorial da Folha de S. Paulo – “O fim do mutirão”,28-02-06, A2).
Mais uma vez. “O TEMPO É O SENHOR DA RAZÃO E DA VERDADE”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu