Notícias da Prefeitura


O arquiteto Renato Nunes mostrando pormenores do projeto

Reurbanização da Praia Grande é discutida em audiência pública

O anteprojeto de reurbanização da orla da Praia Grande, de autoria do arquiteto Renato Nunes foi debatido ontem, 18, em audiência pública na Câmara Municipal reunindo mais de 100 pessoas. Durante a reunião, que durou mais de duas horas, foram debatidas questões como a legalidade e viabilidade do projeto, a localização dos estacionamentos, valor da obra, problema dos quiosques e detalhes técnicos do projeto.
Para o vereador Charles Medeiros, que foi o mediador representando o presidente da Câmara, Dr. Ricardo Cortes, a realização de uma audiência pública para discutir um projeto deste porte é de grande importância para garantir que o resultado final seja o melhor possível. “Para que seja a obra seja feita da melhor maneira, é importante a participação de toda a sociedade”, afirmou.

Projeto técnico

Na sua explicação técnica, o arquiteto Renato Nunes lembrou que Ubatuba tem sido, nos últimos 30 anos, um exemplo de crescimento desordenado, que pela falta de planejamento se transformou num caos. “Culpados há muitos, mas cabe a Justiça procurá-los e puni-los. Aos arquitetos compete a busca das soluções”, disse Renato ao introduzir as explicações técnicas do seu projeto. Na sua concepção, os estacionamentos que hoje margeiam a praia deveriam ser transferidos para áreas de estacionamento ao fundo do bairro da Praia Grande. Os passageiros seriam transportados até a praia através de carros elétricos (espécie de uma jardineira aberta, sem portas) que fariam o circuito ininterruptamente.
A rodovia estadual que margeia a Praia Grande passaria a ter três faixas de rolamento em cada um dos sentidos. Uma das faixas no sentido Toninhas/Itaguá, teria reentrâncias para carga e descarga de passageiros que teriam ainda pequenos agrupamentos de serviços, como ponto de ônibus (num total de 9), banco eletrônico, cabine telefônica, sanitários, posto médico, entre outros. Já a pista no sentido Itaguá/Toninhas teria um túnel cruzando o morrete que separa a Praia Grande das Toninhas. Além de um grande jardim, a orla contaria também com uma ciclovia em toda a sua extensão.
Todas os custos do projeto seriam arcados pela iniciativa privada que teria um período de 10 anos para explorar publicitariamente o local. A captação dos recursos necessários – na previsão inicial em torno de 20 milhões - e o gerenciamento das obras seriam feitos pela Prourb, uma entidade sem fins lucrativos, devidamente formalizada e legalizada. Participaram da mesa, além do vereador Charles, como mediador, o secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Dr. Marcelo Mourão, representando o prefeito Eduardo César e o advogado André Luiz Stival representando a Abresi (Associação Brasileira de Restaurantes, Hotelaria, Turismo e Similares) e a Prourb. O advogado Clingel Frota coordenou a audiência.
A apresentação do projeto do arquiteto Renato Nunes à população revelou que existem pontos que ainda precisam ser mais debatidos. Novos projetos de reurbanização da orla da Praia Grande deverão também ser apresentados à comunidade a exemplo do anteprojeto do arquiteto Renato Nunes. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu