Agricultores terão diversos cursos em 2006

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento está programando diversos cursos para agricultores amadores e profissionais ubatubenses durante todo o ano de 2006. Os cursos serão oferecidos, tanto para pessoas leigas, que têm interesse em cultivar hortaliças em suas próprias casas, realizar hortas comunitárias, quanto para profissionais que desejam aprimorar as técnicas de manejo do solo, de forma sustentável e ecológica. A previsão para início das atividades é para o próximo mês, fevereiro. Todos os cursos são gratuitos.

Hortas Caseiras

A modalidade do curso de Hortas Caseiras teve início no ano passado com as hortas suspensas, que fizeram grande sucesso na comunidade. Trata-se de uma horta que pode ser cultivada em qualquer lugar, em uma estrutura de bambu, com as hortaliças plantadas em garrafas pet. Na versão de 2006, serão passadas informações para plantio no chão, indicado para casas com quintal. Associações de Bairro, escolas e agrupamentos que tenham interesse em realizar hortas comunitárias também podem solicitar o curso para ser ministrado na própria localidade. O curso tem o respaldo de uma nutricionista, que fala sobre questões relacionadas à saúde humana e alimentação saudável. Sob o aspecto agronômico serão passadas dicas sobre preparo da terra, nutrição das plantas, formas de plantio, hortaliças mais recomendadas e agricultura orgânica.

Manejo Ecológico dos Solos Tropicais

O curso de Manejo Ecológico dos Solos Tropicais é direcionado para agricultores profissionais, mas está aberto para qualquer pessoa que quiser participar. Ele está relacionado à melhor forma de se tratar o solo, levando em consideração o clima e o tipo de solo, respeitando assim, a natureza local. O engenheiro agrônomo da Smapa, Christian Bacci explica que muitas técnicas utilizadas atualmente são importadas de lugares frios.
“Venenos e máquinas comumente utilizados aqui não condizem com a alta umidade e o nível de insolação da nossa região. Tratamentos incompatíveis matam a biodiversidade e empobrecem o solo. Nosso objetivo é mostrar que existem alternativas simples e eficientes para se praticar uma agricultura ideal e adaptada à nossa realidade.”
Durante esse curso, serão passadas questões teóricas e históricas, de forma participativa, utilizando discussões e exemplos práticos. Christian explica que manter o sistema orgânico vivo e a biodiversidade interagindo com as raízes das plantas é um fator importante para se cultivar plantas saudáveis.

Biofertilizantes

O curso sobre biofertilizantes será o segundo módulo do curso anterior. Ele engloba informações mais específicas, dando alternativas para os produtores em seus problemas específicos. Segundo Bacci, muitas vezes, antes de remediar, ou seja, jogar pesticidas nas plantas e no solo para combater determinada praga, o produtor não pergunta o porquê do desequilíbrio.
“Nesse curso, nós vamos abordar formas de melhoria e manutenção da saúde do solo, através do uso de compostagem, vamos passar receitas práticas e banhos para as sementes, além de tirar dúvidas dos produtores.”

Agricultura sustentável


A Smapa está propondo levar informações a comunidades que têm a agricultura como fonte de renda, tais como o Camburi, Fazenda da Caixa, Ubatumirim e Maranduba. O objetivo é levar o conhecimento teórico e criar um elo com a prática já desenvolvida pelos produtores. Ubatuba é a cidade do Litoral Norte que tem a produção agrícola mais ativa e, por essa razão, segundo a secretária de agricultura, Valéria Gelli, a prefeitura está buscando proporcionar aos agricultores embasamento e capacitação que proporcionem a eles produções sustentáveis e ecológicas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3833-3500 PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu