Notícias da Prefeitura


Equipe da Prefeitura ao lado do senador Eduardo Suplicy

Reunião na Picinguaba busca soluções para os problemas da Vila

Além do Prefeito Eduardo César e equipe, esteve presente à reunião com os moradores da Vila, o senador Eduardo Suplicy, proprietário de uma casa na Picinguaba

Na manhã do último domingo 15, a comunidade da Vila da Picinguaba, em Ubatuba, esteve reunida com o senador Eduardo Suplicy (PT), o prefeito de Ubatuba Eduardo César, o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba (AEAU), Carlos Alberto Mendes, o vereador Charles Medeiros, o secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi, o Assessor de Planejamento René Nakaya, o Administrador da Regional Norte José Roberto Junior e a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Cress Gelli e equipe. A reunião, coordenada pela Associação dos Moradores através do seu presidente, Manoel da Cruz Santos e que contou com cerca de 90 pessoas, discutiu, entre outros assuntos, o antigo problema da falta de saneamento básico na Vila. Hoje 90% dos moradores utilizam fossa e 10% do esgoto produzido corre a céu aberto. 99% da água que abastece a Picinguaba é coletada em cachoeira, sem nenhum tratamento.
Por estar situada em uma área muito íngreme, a Vila de Picinguaba tem algumas casas estão em local de difícil acesso e isto dificulta a solução mais comum de se construir apenas uma estação para tratamento de todo o esgoto exigindo a elaboração de um projeto detalhado para se encontrar a melhor solução. O engenheiro Carlos Alberto, da AEAU, afirmou que hoje já está aprovado a fundo perdido pelo Fehidro R$ 108 mil, com uma contrapartida de 20% do valor por parte da Prefeitura para a elaboração de um projeto de tratamento de esgoto.

Mais verbas

O secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi, lembrou que as obras do sistema de esgoto serão licenciadas de modo diferenciado, com a participação da Câmara Técnica da Picinguaba. O secretário solicitou também ao senador apoio para a obtenção de recursos junto ao Governo Federal para solucionar os problemas de saneamento de Picinguaba e de todo o município.
A secretária de Agricultura entregou ofício ao senador solicitando apoio para o programa de manejo sustentado da pesca, agricultura e da maricultura em Ubatuba, enfocando que mais de 80% do município é considerado como área de preservação permanente, envolvendo regiões ocupadas pelas comunidades de quilombolas, indígenas, agricultores, pescadores artesanais e maricultores.
Em seu pronunciamento, o vereador Charles Medeiros aprovou as iniciativas e lembrou das dificuldades com a prestação dos serviços pela SABESP em Ubatuba. O Administrador da Regional Norte, José Roberto Jr., anunciou para a comunidade durante a reunião os projetos que serão desenvolvidos na localidade nos próximos meses, como a pavimentação da rua da Assembléia, numa parceria entre Prefeitura e comunidade. Ainda estão previstos a construção de uma quadra de areia e playground na escola Iberê Ananias Pimentel, na Vila, e o Centro de Convivência da Terceira Idade da Picinguaba, um trabalho da Regional Norte com a Secretaria de Esportes e Lazer. “Essa reunião com o senador foi a retomada dos processos para a conclusão da obra da rede de esgoto. No próximo mês o projeto começa a ser discutido. Um outro marco da reunião foi o encontro do senador com o prefeito da cidade, fato ocorrido apenas em 1978”, explicou o administrador.

Solução conjunta

O prefeito Eduardo César se comprometeu com a comunidade da Picinguaba a atendê-los com presteza e agilidade na solução dos problemas. “Com esta reunião iniciamos um processo para que os problemas da Vila da Picinguaba sejam resolvidos de maneira conjunta entre comunidade, Governo Municipal e Governo Federal”, afirmou.
O senador Suplicy adiantou que irá solicitar uma audiência com a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para a destinação de recursos para a Picinguaba, questões de saneamento em Ubatuba e demais problemas levantados durante a reunião. No final da reunião o senador presentou o prefeito Eduardo César com um livro de sua autoria intitulado “Renda de Cidadania, a saída é pela porta”.
Os moradores também solicitaram junto às autoridades providências quanto a situação de duas casas de veraneio que hoje estão em área de risco. A Prefeitura prometeu agendar a visita de técnicos da Defesa Civil, Arquitetura e Planejamento Urbano e Obras para definir a solução do problema. Este assunto ficou sob a responsabilidade do Assessor de Planejamento, Rene Nakaya. O prefeito Eduardo César também informou a comunidade que estuda a possibilidade de um repasse de verba para a Associação de Bairro para que a mesma utilize a verba para o pagamento de dois funcionários que hoje são responsáveis pela limpeza da praia, coleta de lixo e serviços de manutenção da Vila. Os mesmos hoje são pagos pela Associação.

Melhor reunião

Para o presidente da Associação de Moradores, Manoel da Cruz Santos, foi uma das melhores reuniões já realizadas para se discutir os problemas da Vila. “As reuniões anteriores eram tumultuadas e pouca coisa se conseguia concluir. Nesta reunião de domingo, conseguiu-se concluir diversos assuntos e a presença do prefeito Eduardo César nos deu a segurança que a prefeitura estão preocupada com os nossos problemas e irá nos auxiliar na busca de suas soluções”, enfatizou Manoel.

Vila de Picinguaba

Hoje a Vila de Picinguaba é formada por 708 habitantes distribuídos em 179 famílias. É considerada uma comunidade tradicional caiçara que depende principalmente da pesca e do turismo para sua sobrevivência e está inserida no Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), estando sob legislação pertinente do mesmo. O acesso é feito pelo km 25 da BR 101, em estrada pavimentada, com 2,8 km de comprimento.

Tapa buracos

Na última semana 12 homens, entre braçais e operadores, da secretaria de Obras Públicas da Prefeitura realizaram a operação tapa buracos na estrada que dá acesso a Picinguaba com asfalto pré-misturado à frio. Foram pavimentados 45m3 de estrada. A operação contou com três caminhões vasculantes e um rolo compactador. PMU


Fundart recebe projetos para cursos em 2006

Estão abertas as inscrições para propostas de projetos, cursos e parcerias da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) para o ano de 2006. Os interessados deverão retirar o formulário na própria sede da Fundart ou através da Internet e o prazo é até o próximo dia 9 de fevereiro. Serão aceitos projetos relacionados a artesanato, artes cênicas, dança, artes plásticas, folclore, fotografia, cinema vídeo, história, geografia, literatura e música.
Serão analisados: a qualidade da proposta, o preço do projeto, a relevância sócio-cultural do projeto para a comunidade, a adequação ao tempo de duração do curso e o espaço disponibilizado ou proposto. O detalhamento da proposta deve ser claro e coerente. Além disso, exige-se o currículo do proponente e o tempo de experiência na área cultural pretendida.
Após julgamento da comissão, o candidato poderá ser chamado para uma entrevista pessoal. Mais informações podem ser obtidas na sede da Fundart, que fica na Rua Félix Guizard Filho, nº 06, Centro. Telefone: 3833-7000. O formulário pode ser adquirido pelo site
www.ubatuba.sp.gov.br. PMU


“Estação Elektro” começa amanhã em Ubatuba

Em parceria com a Prefeitura de Ubatuba o projeto “Estação Elektro” inicia suas atividades amanhã, quarta-feira, 18, e permanece na cidade até o próximo sábado, 21. A abertura oficial ocorrerá às 15 horas. Ubatuba será a primeira cidade do litoral paulista a receber o evento. O projeto tem como objetivos despertar nas crianças o interesse científico pela eletricidade e ensinar medidas de segurança.
Uma carreta, com 13 metros de comprimento, estará estacionada ao lado do Centro de Informações Turísticas, na avenida Iperoig, das 13 às 18 horas, onde monitores estarão explicando a utilização correta da eletricidade. No dia 19, às 19h30, na Associação Comercial de Ubatuba, técnicos da Elektro estarão proferindo uma palestra enfocando questões de segurança com eletricidade. A palestra é voltada diretamente para pessoas que trabalham com atividades que envolvam eletricidade.


A “Estação Elektro”

É um verdadeiro laboratório que percorre os municípios atendidos pela empresa, com experimentos e equipamentos que mostram, na prática, a história da eletricidade e sua importância.
A “Estação Elektro” é aberta para pessoas de todas as idades e tem entrada franca, inclusive para visitas especiais de grupos escolares. Na carreta o público pode conferir como a eletricidade chega nas residências, no trabalho, nas ruas e no campo, aprender de forma lúdica e divertida como evitar muitos acidentes que, às vezes, acontecem por falta de simples conhecimento, além de dicas sobre o uso racional da energia elétrica. PMU


Secretaria de Esportes de Ubatuba divulga pré calendário para 2006

A Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba apresentou uma prévia dos eventos que movimentarão o esporte na cidade neste ano. Segundo o secretário Bittencourt Jr., o calendário completo deverá estar pronto em abril. “Nessa prévia, colocamos apenas os eventos tradicionais. Ainda falta definição de datas para os campeonatos das escolinhas, os esportes externos que tem apoio da secretaria (karatê, judô, jiu-jitsu, GRD, entre outros), os eventos das ligas da região e as atividades das equipes de recreação”, disse o secretário. Em 2005 a secretaria promoveu aproximadamente 60 eventos.


Confira alguns eventos esportivos já confirmados:

Janeiro
21 – Super Session Verão 2006 – Itamambuca

Abril
2 - Triathlon Long Distance
9 ou 10 – 1ª etapa do 10º Circuito de Águas Abertas de Ubatuba

Maio
13 – Prova Pedestre Soldado Paulino
21 – 37º Travessia Internacional de Ubatuba (Natação)
28 – Circuito Valeparaibano de Ciclismo

Junho
4 – 2ª etapa do 10º Circuito de Águas Abertas de Ubatuba
25 – 8º Torneio AquaKids/Di Mônaco

Julho
50º Jogos Regionais – Lorena

Agosto
20 – Circuito Tri Paulista de Triatlo Olímpico
30 – Abertura dos 24º Jogos Escolares

Setembro
24 – 3ª etapa do 10º Circuito de Águas Abertas de Ubatuba

Outubro
11-15 - SuperSurf
23-29 - Onbongo Pro Surfing
29 – 38ª Prova Pedstre Cidade de Ubatuba

Novembro
19 – 4ª etapa do 10º Circuito de Águas Abertas de Ubatuba
26 - Circuito Valeparaibano de Ciclismo

Dezembro
3 - 9º Torneio AquaKids/Di Mônaco PMU


Surfe
Vermelha do Norte teve show de surfistas radicais

Bom público acompanhou competições de “Air Show” e “Best Wave”

A Praia Vermelha do Norte recebeu no último sábado, 14, o Air Show de Surfe, que faz parte do Super Session Verão 2006, na praia Vermelha do Norte. O tempo ajudou, mas as ondas, de meio metro, deixaram a desejar; mesmo assim 24 atletas toparam o desafio de radicalizar no melhor Aéreo (quando o surfista decola sobre a onda e retorna com perfeição), valendo a altura, distância e radicalidade.
Entre as mulheres os juízes escolheriam a melhor manobra, mas a condição do mar alterou a prova para melhor onda e sete meninas entraram na disputa da “Best Wave” ( melhor onda, em uma bateria de 25 minutos).
Disputada em baterias eliminatórias o Air Show teve a vitória de Jole Leandro, com Clayton Nunes ocupando a segunda posição. João Santana e Diego Santos completaram o pódio.
Na disputa feminina, Camila Cássia conseguiu a “Best Wave”. Luiza Romann e Maria Luiza ficaram na segunda e terceira posição respectivamente. Além de vibrar com o show de surfe o púublico pode curtir a trilha sonora do DJ Célio e a apresentação do Mc Ralf.
No próximo sábado, 21, o Air Show acontece na praia de Itamambuca, à partir das 15 horas e as inscrições podem ser feitas no local, mediante a apresentação de dois quilos de alimento não perecível.
O Super Session Verão 2006 é organizado pela equipe do programa Super Session (Band Vale) com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf, e conta com o patrocínio de Red Nose Shoes, Natural Shape, Wave Cut e North Peak. PMU


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu