Manchetes do dia

Domingo, 07 / 06 / 2009

Folha de São Paulo
"Governo suspeita de cartel nos cartões"

Estudo vê mercado concentrado e rentabilidade excepcional; empresas se dispõem a mudar para evitar punição

Estudo feito pelo governo concluiu que o mercado brasileiro de cartões de crédito é extremamente concentrado, impede a entrada de novos participantes e precisa passar por uma profunda reformulação para beneficiar a economia como um todo. Segundo o documento, a rentabilidade da VisaNet e da Redecard, empresas que dominam o setor, está há muito tempo bem acima da verificada em atividades com riscos semelhantes. Com base no estudo, o governo poderá investigar a eventual formação de cartel pelas administradoras e mudar as regras do mercado. VisaNet e Redecard são responsáveis por 94% das transações e 90% do volume financeiro das compras com cartões no Brasil (R$ 375 bilhões em 2008). No ano passado, um dos indicadores de lucratividade da Redecard atingiu 68,03%, considerado extremamente alto. As empresas informaram ao governo que estão dispostas a fazer mudanças para evitar punições.

O Globo
"Airbus enviou 24 mensagens de erro antes de desaparecer"

Piloto automático não estava ligado; leme do avião foi danificado

O diretor do centro de análises e investigações da aviação civil da França (BEA), Paul-Louis Arslanian, responsável pela investigação do acidente do voo 477, que ia do Rio de Janeiro para Paris e desapareceu com 228 pessoas a bordo, informou ontem que a aeronave emitiu 24 mensagens de erro em quatro minutos, sendo que 14 delas foram enviadas em apenas um minuto. Uma das mensagens indica que o leme do avião, peça aerodinâmica essencial para o voo, quebrou. Investigadores confirmaram que o piloto automático estava desligado e a hipótese de uma bomba ter provacado o acidente foi praticamente descartada. Em sua primeira entrevista sobre o caso, o diretor disse que não está otimista em relação às investigações e afirmou que “encontrar a caixa preta é como estar no cume de uma montanha tentando avistar um objeto a 2 mil metros de altura”.

O Estado de São Paulo
"Aeronáutica resgata dois corpos e destroços"

Vítimas eram do sexo masculino; valise de couro tinha bilhete da Air France

A Aeronáutica confirmou ontem a localização e o resgate de destroços e corpos de dois homens, vítimas do acidente do Airbus A330 da Air France,que fazia o voo 447, entre Rio e Paris. Na mesma área, foram encontradas uma mochila com laptop e uma valise com um bilhete da Air France. Em Paris, o Escritório de Investigações e Análises para a Aviação Civil (BEA) confirmou que os três tubos de pitot – os sensores que medem a velocidade do avião e orientam os demais sistemas eletrônicos – podem estar entre as origens do acidente. Paul-Louis Arslanian, diretor do BEA e responsável pela investigação, reconheceu que o sistema já sofrera outras panes. A Airbus recomendou a substituição da peça.

Jornal do Brasil
"Um achado do pequeno investidor"

Letras do Tesouro superam rendimento da poupança e atraem 100 mil brasileiros em três anos

Boa rentabilidade, baixo risco e taxas de corretagem acessíveis. Com essa tríade de atrativos, as aplicações em títulos públicos – o Tesouro Direto – têm ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. Entre janeiro de 2006 e abril deste ano, o número de investidores cresceu 200%: passou de 51 mil para 156 mil. Em geral são pequenos aplicadores – a faixa até R$ 5 mil concentra mais de 60% das aplicações. Para especialistas, trata-se hoje da melhor forma de investimento em renda fixa, com uma rentabilidade que atinge quase o dobro do nível da poupança. Em relação às aplicações de renda variável, como o mercado de ações, a vantagem do Tesouro é oferecer baixo risco. Apesar desses ganhos, a recomendação aos pequenos investidores é diversificar as suas aplicações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu