Natureza

Vespa que transforma barata em zumbi faz 'planejamento familiar', diz estudo

Inseto escolhe presas maiores para botar dois ovos em vez de um. Pesquisadores brasileiros estudaram 'vida doméstica' do parasitóide

Reinaldo José Lopes Do G1, em São Paulo
Esqueça os manjados Pinky e Cérebro: se tiver de escolher um animal de laboratório capaz de dominar o mundo, prefira a vespa Ampulex compressa. A sorte da humanidade é que o bicho, por enquanto, só “aprendeu” a transformar baratas em zumbis. Pesquisadores brasileiros acabam de descobrir que o bicho é ainda mais maquiavélico do que os cientistas imaginavam. Além de manipular as pobres baratas para que elas sejam devoradas vivas, a vespa também faz planejamento familiar: quando a presa é grande, ela coloca dois ovos (que vão dar origem a machos) nela, em vez de um só, como de costume.

“Ou ela sabe, de alguma forma, quais tipos de ovos vão ser botados, ou ela é capaz de controlar o acesso à bolsa de esperma que carrega”, conta o biólogo Eduardo Gonçalves Paterson Fox, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro. Fox e seus colegas conseguiram montar uma colônia do inseto fabricante de zumbis por pura sorte – um exemplar da espécie invadiu o laboratório deles e foi capturado. Como se tratava de uma fêmea, o único indivíduo logo gerou muitos, porque os ovos não-fecundados da vespa dão origem a machos.
Nota do Editor - Se existe crueldade na natureza eis um exemplo, talvez o maior. As vespas hospedeiras não só subjugam baratas, tenho estudado o seu comportamento há anos. Aranhas e algumas lagartas também fazem parte do cardápio macabro. Depois de paralizadas são encerradas em um casulo de barro. A vespa deposita os ovos sobre as vítimas e fecha a câmara. Em meio à aterrorizante escuridão sem esperança nascem as larvas. Elas comem os corpos vivos, deixando os órgãos vitais para o final. Comida fresca. A questão é saber se o veneno deixa a consciência ativa. De qualquer forma o processo é lento e doloroso, produzindo aparente sofrimento. Como crítico do processo criativo acho que o Universo errou. Podia ser diferente. Eu faria diferente. (Sidney Borges)

Comentários

Anônimo disse…
Olá sou o biólogo mencionado na matéria.
Eu acompanhei as baratas após envenenadas por muito tempo sem que elas tivessem sido mortas pela vespa (que não botou os ovos). Às vezes a vespas ataca as baratas apenas para roubar hemolinfa.
Elas ficam bem, tirando que não conseguem mais correr muito. Logo a "consciência" delas deve permanecer.
Porém não sou um crítico da natureza, apenas um observador. Não acho que as coisas tenham uma moral por trás, elas apenas são... O sistema parece funcionar muito bem para manter a espécie predadora. E como meu artigo mostrará, as baratas desenvolveram várias estratégias para evitarem ser atacadas, e funcionam.
sidney borges disse…
É interessante você falar sobre a manutenção da consciência. Nos meus tempos de professor conversei com muitos biólogos, colegas de magistério. O Nelson, do Anglo, que na verdade é médico gostava do tema, até cheguei a coletar ninhos fechados de um tipo de hospedeira para ele. Na verdade as coisas são como são, mas se a consciência é mantida, é inegável haver crueldade no processo. A enzima paralizante poderia destruir o sistema nervoso e restaria um morto-vivo, sem nenhuma sensibilidade. Eu não gostaria de receber uma injeção de curare, ficar paralizado, ser fechado em uma câmara escura e ter o corpo devorado lentamente. O tema é tão profundo que já mereceu a consideração de filósofos ateus. Segundo eles, a existência dessa forma de reprodução, tão plena de sofrimento é prova da não existência de Deus. Não chego a tanto, sou apenas um observador. Curioso, mas com os dois pés no método científico, afinal ensino Física há mais de 30 anos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu