Brasil

Procura-se o culpado

Sidney Borges
Um rapaz perturbado mentalmente adentrou o Aeroclube de Brasília, na cidade histórica de Luziânia. Nada havia que sugerisse o descompasso, dirigia um carro em bom estado, estava bem vestido e levava uma criança com ele. Pediu educadamente para fazer um vôo panorâmico.

Na cabeceira da pista sacou uma arma e expulsou o piloto, decolando em seguida para bater e morrer, juntamente com a criança, no estacionamento de um shopping center em Goiânia.

Leio que querem apurar a responsabilidade do Aeroclube. Sempre tem de haver um culpado. Há situações que são imprevisíveis, por mais segurança que haja, sempre haverá uma forma de burlar.

Em 1982 eu trabalhava na Editoria de Arte da Central Globo de Jornalismo. Estávamos envolvidos com a cobertura das Eleições-82, feita a partir de São Paulo por razões que me pareciam fora de propósito. As instalações da Praça Marechal Deodoro eram acanhadas, os recursos técnicos parcos, enfim quase não havia lugar para tanta gente.

A entrada na emissora obedecia a um formalismo irritante, o crachá de cada funcionário era examinado cuidadosamente pelos "Rangers", polícia interna criada por Walter Clark.

Pois não é que um dia escutei uma gritaria digna de filme de terror e ao sair da sala vi uma multidão descendo as escadas da área técnica em grande alvoroço. Havia medo no ar.

Ninguém sabe por onde entrou ou como entrou, mas um indivíduo, ou elemento, como gostam os repórteres de polícia, passou pela triagem da portaria com um embrulho enorme nas mãos e foi para a área técnica. No centro nevrálgico da emissora desembrulhou um machado e começou a destruir a mesa Grass Valley por onde eram cortados os programas jornalísticos da casa.
Depois de a polícia dominar o furioso elemento ficamos sabendo que se tratava de um morador das proximidades. Com sérios transtornos mentais.

Essas coisas acontecem, há mais malucos na iminência de fazer maluquices do que podemos imaginar. O aeroclube não teve culpa, seres humanos nascem assim. Com defeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu