Manchetes do dia

Sábado, 19 / 04 / 2008

Folha de São Paulo
"Pai e madrasta são indiciados no caso da morte de Isabella"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu adiar de 7 a 10 dias o anúncio do aumento dos soldos militares, previsto para ontem, Dia do Exército, por causa do clima de mal-estar no Planalto com as críticas do comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, à política indigenista e à homologação da reserva indígena Raposa/Serra do Sol (RR).


O Globo
"Lula promete a índios manter reserva atacada por general"
O presidente Lula participou ontem de solenidade no QG do Exército e não tocou nas críticas de setores militares à demarcação da Reserva Raposa Serra do Sol em terras contínuas. Horas depois, porém, recebeu líderes indígenas, aos quais garantiu que o governo manterá a polêmica decisão, contestada no Supremo Tribunal Federal. Aos índios, Lula se dispôs a procurar ministros do STF para tentar convencê-los da necessidade da medida. Por ordem do presidente, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o comandante do Exército, Enzo Martins Peri, se reuniram à noite para cobrar explicações do comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, que chamou a política indigenista de "lamentável, para não dizer caótica". O Ministério da Defesa afirmou apenas que a "questão está superada".


O Estado de São Paulo
"Lula promete desocupar reserva"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou ontem solenidade no Palácio do Planalto com a Comissão Nacional de Política Indigenista para dar um recado aos militares que se opõem à demarcação da reserva Raposa Serra do Sol (RR). Ele disse que governo vai defender no Supremo Tribunal Federal a manutenção da reserva tal como está e a retirada dos índios que ocupam parte dela. Na quarta-feira, o general Augusto Heleno, comandante da Amazônia, fez críticas pesadas à criação da reserva e ontem o chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, general Mário Madureira, afirmou que as declarações de Heleno não foram uma infração à hierarquia, porque eram de conhecimento prévio do comando do Exército. O Clube Militar e o Clube da Aeronáutica emitiram notas de solidariedade a Heleno. Convocado, ele deu explicações ontem ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, que depois disso considerou o caso encerrado. O general não terá de fazer retratação, mas recebeu a recomendação de não insistir nas críticas.


Jornal do Brasil
"Clube da Aeronáutica ameaça Lula"
O presidente do Clube da Aeronáutica, Ivan Frota, ameaçou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com uma rebelião em defesa do comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, que havia atacado a política indigenista. Por determinação de Lula, o general ontem foi obrigado a prestar explicações ao ministro da Defesa, Nelson Jobim.
O deputado Fernando Gabeira (PV) disse que não retirará do seu site a entrevista em que se declara candidato a prefeito do Rio, e que entrará com ação contra o Tribunal Regional Eleitoral. "Não podemos ter no Brasil a mesma visão que os chineses têm da internet", argumenta o candidato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu