Manchetes do dia

Terça-feira, 15 / 04 / 2008

Folha de São Paulo
"ANP vaza achado de novo megacampo"
O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima, disse que uma das áreas exploradas pela Petrobras na Bacia de Santos possui reservas de petróleo de 33 bilhões de barris. Segundo ele, o campo conhecido como Carioca teria cinco vezes mais óleo que o estimado para o megacampo de Tupi (de 5 a 8 bilhões de barris), o maior do país. Lima afirmou que os dados tinham origem em "canais não-oficiais".


O Globo
"Anúncio precipitado de campo da Petrobras pode ter punição"
O diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, sacudiu ontem o mercado ao anunciar, no fim da manhã, em pleno funcionamento da Bovespa, a descoberta de um megacampo da Petrobras, na Bacia de Santos. Segundo ele, as reservas poderiam atingir 33 bilhões de barris de petróleo, cinco vezes mais que o campo gigante de Tupi, o que seria a maior descoberta mundial em 30 anos e o 3º maior campo já encontrado no planeta. Após as declarações, as ações da estatal dispararam para até 9,5%, fechando em 5,62%, enquanto a Bolsa caiu 0,69%. Em meio à especulação, a empresa informou, após as 16h, que não confirmava as reservas. Já a CVM criticou o diretor-geral e analisa adotar providências. Investidores lesados poderão processar Lima e o Ministério Público pode abrir ação por ressarcimento. Para o governo, as declarações foram desastrosas. O coordenador do Ibmec Jairo Saddi diz que Lima deveria renunciar.


O Estado de São Paulo
"ANP surpreende com anúncio de novo megacampo"
O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima, surpreendeu ontem o mercado ao afirmar, em seminário promovido pela Fundação Getúlio Vargas, que a área de exploração conhecida como Pão de Açúcar, na Bacia de Santos, pode conter até cinco vezes o volume de petróleo do megacampo de Tupi, anunciado no ano passado. A área é operada pela Petrobrás (45%), pela britânica BG (30%) e pela hispano-argentina Repsol (25%). Segundo Lima, o óleo passível de extração pode chegar a 33 bilhões de barris. Mas essas são apenas informações preliminares - aí a surpresa causada por Lima. Na Bolsa de Valores, as ações da Petrobrás dispararam. A estatal de início não quis se manifestar, mas depois emitiu nota segundo a qual a descoberta "ainda depende de estudos". À tarde, Lima havia dito que se baseara em informações fornecidas pelas empresas concessionárias; depois a ANP divulgou nota segundo a qual todos os dados já haviam sido publicados pela imprensa.


Jornal do Brasil
"No Brasil, o terceiro maior campo de petróleo do mundo"
Chamado de Carioca, o novo campo pode ter reservas de até 33 bilhões de barris de petróleo e gás, na mesma região de águas profundas da Bacia de Santos, onde a empresa encontrou o megacampo de Tupi, no ano passado. Seria o terceiro maior do mundo e a maior descoberta dos últimos 30 anos. A notícia foi divulgada pelo presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Heraldo Lima, contra a vontade da Petrobras, cujas ações dispararam ontem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu