Ubatuba



Plenário vazio na homenagem da Câmara Municipal ao Dia da Consciência Negra

Gabinete Jairo dos Santos

A única homenagem da Câmara Municipal de Ubatuba aos quilombolas, no Dia da Consciência Negra, contou com apenas um vereador: Jairo dos Santos (PSB), autor do Decreto “Medalha Zumbi dos Palmares”. Neide Antunes de Sá e Mário Gabriel do Prado, vice-presidente e presidente da Associação de Remanescentes da Comunidade de Quilombo da Caçandoquinha, Raposa, Saco das Bananas e Frade, foram os homenageados deste ano, pelos relevantes serviços que prestam aos quilombolas que ainda sofrem discriminação e processos judiciais para tirá-los da própria terra. Apenas dez pessoas, incluindo duas crianças, compareceram à Sessão Solene. Além da esposa de Jairo, Nélia dos Santos, de dois filhos do casal, Luiz Eduardo e João Gabriel, de duas assessoras do vereador, Maria Cancellier e Carmem de Grammont, do marido da homeangeada, Nailton, a solenidade teve a presença marcante do ex-prefeito da cidade, Paulo Ramos. Jairo dos Santos, presidindo a Sessão, sem se importar com o plenário vazio, narrou um pouco da história sofrida dos negros caiçaras, lamentou a ausência dos pares, que segundo ele, se esquecem de suas próprias raízes e enalteceu o trabalho de Mário e Neide junto à Comunidade.
Emocionado, Mário disse que já previa a ausência dos parlamentares, lembrando que a falta de consciência deles já foi sentida no ano passado, quando dona Maria da Caçandoca foi a homenageada. Essa atitude dos vereadores, aliás, já tinha sido destacada por ele, durante uma Sessão Ordinária, quando recebeu uma Moção de Congratulação do vereador Jairo. Mário lastimou ainda, algumas perdas que seu povo sofreu este ano, como a morte de Bernadete, uma quilombola atuante da cidade paulista de Brotas, e a não reeleição do vereador Jairo dos Santos. Ele teme que essa tenha sido a última homenagem da Câmara Municipal aos quilombolas, no Dia da Consciência Negra.
Neide Antunes de Sá foi mais contundente. Não só lamentou, como repudiou a ausência dos representantes do Legislativo, o que considerou total descaso pelas causas quilombolas.
O ex-prefeito Paulo Ramos fez questão de falar. Parabenizou os homenageados e o vereador Jairo dos Santos pela iniciativa. Segundo ele, Jairo sempre esteve ao lado dos caiçaras, batalhando, mesmo antes do mandato parlamentar e disse ter certeza de que a briga de Jairo, em favor do povo, vai continuar, mesmo fora da Câmara. Em relação ao temor de Mário sobre a possibilidade de não haver mais a entrega da Medalha “Zumbi dos Palmares”, a partir de próximo ano, Paulo Ramos garantiu que a homenagem vai continuar, mesmo que seja do lado de fora da Casa de Leis. Ele também censurou a ausência dos vereadores e de representantes do Executivo em um evento tão importante para o município.

jairo@camaraubatuba.sp.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu