Micóbrio

Muito pequenos, coisica de nada...

Sidney Borges
Ajudo os garotos da vizinhança a classificar uma descoberta da maior importância. Sinto que me consideram uma espécie de enciclopédia que fala. E pelo jeito também me acham engraçado, sempre riem quando passo. Se há dúvidas o Sidão responde. Me tratam assim, sem cerimônia, ainda não conseguiram fazer uma classificação moço-velho. Velhos não empinam pipas.
- Micóbrio. Isso é um micóbrio Sidão?
Respondo que é um verme muito apreciado pelos peixinhos de aquário, o nome dado pelos aquaristas é Tubifex. Não é um micóbrio, digo micróbio. É um verme tubular que parece um cabelo humano. Aproveito a deixa e estico:
- Vocês sabem o que significa micróbio? Pelo jeito não sabem. Entendam micróbio com um ser muito pequeno. Micro + bio. Bio é vida. Micro vem de micron, unidade de medida equivalente a um milésimo de milímetro. Vocês conhecem aquelas formiguinhas loiras que aparecem na mesa da cozinha, que se materializam do nada. Penso que são extra-terrestres, falaremos disso outra hora. Pois é, elas medem mais ou menos um milìmetro. Se alguém pegar uma e dividir em mil partes iguais, cada uma das partes medirá um micron. Se existirem formiguinhas desse tamanho elas serão micróbios.
Por favor, não cortem as pobres formiguinhas, vocês não vão conseguir nada além de assustar as mili-criaturas. Mesmo porque nossos olhos não são capazes de enxergar micróbios. Somos cegos à corrupção e aos micróbios. Os políticos corruptos roubam a nossa grana e os micróbios podem fazer mal à saúde. Alguns, no entanto, são úteis. Sem micróbios não haveria cerveja e queijo. A classificação que usamos para coisas miúdas é assim: mili, micro, nano e pico, onde mili é a milésima parte e micro é a milionésima parte. Para explicar o significado de nano é mais conveniente partir do metro. Um nanômetro é um metro dividido em um bilhão de partes, ou seja 1 seguido de nove zeros. (1000 000 000) A ciência está trabalhando nessa ordem de grandeza, produzindo artefatos que fazem parte do universo conhecido como "nanotecnologia". Pico é um nano dividido por mil. Vá ser pequeno assim lá na curva do rio. Chega de aula. Bola garotos, bola. O futuro está no futebol. Já pro campinho, deixem os micóbrios em paz. Deixem que vivam suas micro vidas, que embora em escala pequena não podem ser classificadas como vidinhas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu