Manchetes do dia

Sábado, 29 / 11 / 2008

Folha de São Paulo
"Ação terrorista mata 160 na Índia"
Dois depois do início dos ataques a Mumbai, capital financeira da Índia, forças de segurança invadiram um centro judaico e encontraram os corpos de seis reféns. Um militar e dois terroristas morreram na ação. O saldo de civis mortos nos atentados, que atingiram dez lugares freqüentados por ocidentais, chegou a 160, sendo ao menos 22 estrangeiros. Nove terroristas foram mortos, e um, detido. Os feridos passam de 300. A Índia anunciou também ter tomado o controle do luxuoso hotel Oberoi, onde foram achados 24 corpos de civis; 143 reféns foram libertados. Pelo menos um terrorista continuava entrincheirado no hotel Taj Mahal.
De acordo com a Guarda de Segurança Nacional, os reféns no centro judaico haviam sido mortos muito antes da invasão elas forças indianas. Entre os mortos estão um rabino americano-israelense e sua mulher. Segundo as autoridades, os criminosos chegaram a Mumbai pelo mar, vindos do Paquistão. Nova Déli suspeita que os Mujahedin de Deccan, que reivindicam os ataques, sejam nome de fachada de outros grupos. O governo indiano exigiu “medidas imediatas” dos paquistaneses. O Paquistão nega envolvimento e diz também ser vítima do terrorismo: “A nação inteira condena os ataques”, afirmou o premiê Yousurf Gilani.


O Globo
"CEF não ouviu auditores no socorro jumbo à Petrobras"
Contrariando a praxe, a direção da Caixa Econômica Federal (CEF)não consultou seus auditores para liberar os R$ 2 bilhões para a Petrobras em fins de outubro. "Este é o maior empréstimo individual dado pela Caixa até hoje. Foi uma operação singular, inclusive pela forma de divulgação", disse Antonio Augusto de Miranda e Souza, presidente da associação de auditores da instituição. O valor do crédito dado à Petrobras é maior do que o R$ 1,66 bilhão liberado pela Caixa para saneamento e infra-estrutura em todo o terceiro trimestre e praticamente um terço do total destinado à habitação entre julho e setembro deste ano. O senador A1oizio Mercadante (PT-SP) rebateu as críticas do PSDB à operação e lembrou que a Petrobras representa 12% das receitas da União.


O Estado de São Paulo
"Desmatamento avança 12 mil km² na Amazônia"
Dados oficiais divulgados ontem mostram que, em um ano, foram desmatados na Amazô­nia 11.968km², área equivalente a oito vezes o tamanho da cidade de São Paulo. A estimativa é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e se refere ao período entre agosto de 2007 e julho de 2008. Na comparação com a temporada 2006-2007, o ritmo de devastação cresceu 3,8% - variação dentro da margem de erro, de 5%. Foi o primeiro aumento da taxa de desmatamento em quatro anos. Mesmo assim, os números ficaram abaixo da expectativa dos especialistas. "Havia uma tendência forte de aumento que foi freada", disse o diretor do Inpe, Gilberto Câmara. A devastação perdeu força em Rondônia, mas se intensificou no nordeste de Mato Grosso, leste do Pará e nas bordas amazônicas do Tocantins e Maranhão.

Números:
3,4% foi quanto cresceu o desmate na Amazônia.
77% foi a alta em Roraima e no Maranhão.


Jornal do Brasil
"Chuvas deixam 800 desabrigados no Rio"
As fortes chuvas que caíram nos últimos dias no interior do Rio de Janeiro provocaram muitos estragos. Já são mais de 800 os desabrigados e cinco municípios em situação de emergência. Em Rio Bonito, a cidade mais prejudicada, cerca de 900 casas estão sob ameaça, com riscos de novos alagamentos. Há previsão de mais chuva neste fim de semana. O perigo decorrente dos temporais continua em Santa Catarina, onde novos deslizamentos interromperam o socorro a comunidades atingidas pelas enchentes. O estado contabiliza 100 mortos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu