Polêmica



Tais Morais: Zé Dirceu era agente duplo?

Diário de um ex-agente sustenta que Dirceu teria delatado companheiros de luta armada. A acusação é infame, diz o ex-ministro


José Dirceu, o poderoso ex-ministro da Casa Civil de Lula, teria sido um agente duplo durante a ditadura militar? A questão acaba de ser colocada em pauta pelo livro “Sem vestígios: revelações de um agente secreto da ditadura militar”, da jornalista Tais Morais, publicado pela Geração Editorial. A autora já havia publicado, pela mesma editora, em 2005, “Operação Araguaia”, em co-autoria com o também jornalista Eumano Silva.
Em reportagem publicada hoje no Valor Econômico, Maria Inês Nassif revela detalhes sobre a origem da obra recém-lançada, produzida a partir do diário de um ex-agente do Centro de Informações do Exército, identificado como “Carioca”. Os originais do diário foram entregues à autora do livro após a morte do ex-agente, conforme instruções deixadas por ele próprio.
“Sem vestígios..” narra execuções bárbaras, como a de David Capistrano da Costa, dirigente do Partido Comunista Brasileiro, em um aparelho da repressão em Petrópolis (RJ). Expõe a afirmação de que Dirceu teria sido um agente duplo, responsável pelo desmantelamento do Molipo - Movimento de Libertação Popular (afirma também que dos 28 integrantes desse grupo, que fizeram curso de guerrilha em Cuba, apenas Dirceu e Ana Corbisier sobreviveram).
Diz o livro: “Segundo as notas de Carioca, depoimentos de alguns militares e as memórias do coronel Lício [Augusto Maciel] – naqueles idos, major – Daniel [codinome de José Dirceu] teria sido o agente duplo e, antes de morrer, Jeová [de Assis Gomes, militante do grupo armado] informara esse nome como o de quem havia traído o Molipo”. Ouvido pelo Valor, Dirceu diz que a afirmação contra ele é uma “infâmia” do coronel Lício, que teria “se especializado em difamar tanto a memória dos mortos como os que sobreviveram. (Conversa Afiada)


Nota do Editor - Será que importa saber da vida de José Dirceu? Ele conseguiu chegar lá, nadou, nadou, para ser mais exato pegou carona em canoas que passavam, ele não é de muito nadar, mas sabe tirar proveita da situação. Como eu ia dizendo, nadou, nadou e morreu afogado em uma poça de praia, sendo que o nadou, nadou agora teve sentido figurado. Se os cineastas têm direito a planos longos, eu posso escrever parágrafos longos, mas acabo sempre escrevendo curtos. Ao atingir o cume da montanha Dirceu teve um ataque de apoplexia estrelística e ato contínuo assestou a mira do canhão no artelho do pé direito. Deve existir algum osso com esse nome, caso contrário tirem artelho e coloquem dedão. Hemingway disse para usar palavras simples, para que artelho se dedão todo mundo sabe o que é e tem quatro, dois nas mãos e dois nos pés. Não coloquei dedinho pra ninguém pensar que implico com o Lula, que só tem três, dois nos pés e um na mão. Se um dia liderar uma revolução nomeio Dirceu meu chefe do departamento de demolição. Ele é craque em demolir governos, faz das tripas coração para escrachar o que há de errado e duvidoso, ainda que nada possa ser provado ou seja real. Dirceu só tem uma possibilidade de se tornar o dono da caneta. Usurpando a caneta, pelo voto o meu guru disse, depois de ler o mapa astral dele, que não vai ser possível. Dirceu pode começar a tramar outro exílio em Cuba. Desta vez, com a compra de um Mig usado ele talvez comece a revolução. Acho que não, tenho um presentimento que Dirceu vai se tornar comerciante. De tecidos. Presidente nunca mais, só se for de escola de samba. No início deste comentário perguntei se vale à pena saber da vida de José Dirceu? Acho que sim, ele é uma celebridade, um ídolo pop. Quem sabe até desista dos tecidos, monte uma banda de rock e saia em turnê pela Àfrica. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu