Ubatuba em foco

A Educação que gostaríamos de ter

Corsino Aliste Mezquita

Fala-se e discute-se educação em todos os níveis de governo. No “verbo” e nas “promessas futuras” é prioridade. Dizemos no “verbo” e nas “promessas futuras”. O “verbo” não se traduz em realidade. As “promessas futuras” nunca são cumpridas.
Contrariando “verbo” e “promessas futuras”, a educação, é desviada de suas finalidades primordiais, profissionais pouco ou nada respeitados e valorizados, programas novidadeiros e inconsistentes são criados para iludir incautos. Já a estrutura fundamental, abrangente e encaminhada a resolver os problemas básicos é esquecida.
Não é essa a educação que gostaríamos de ter. O município exige dos poderes públicos criarem estruturas e condições para atender todas as crianças e jovens, de seis meses a dezesseis anos, em escolas de qualidade que os encaminhem para a vida profissional.
Estamos longe desse desiderato, em Ubatuba. Mesmo assim, bem administrados os recursos da educação, poderá ser conseguido em curto prazo.
Implantado o alicerce do atendimento universal, as circunstâncias sociais exigem investimentos sólidos na alimentação escolar de qualidade nutricional, quantidade satisfatória e acessibilidade econômica para o município. Sem mentiras e ou propagandas enganosas. Sem terceirizações. Os recursos devem que circular aqui. Não podem subir a serra.
Simultaneamente deve-se partir para a formação profissional naqueles campos para os quais o município parece estar mais necessitado. Formação profissional bem estruturada e de bom nível. Tanto em se tratando de cursos de curta duração como daqueles com maiores exigências de formação acadêmica e especialização profissional.
Temos que nos convencer que a educação não se desenvolverá com promessas futuras, inconsistentes e descoladas da realidade. Promessas de: FATEC, SENAI, SENAC ou RESTAURANTE ESCOLA. Essas instituições serão bem vindas. Mas... a educação só progredirá e poderá dar um salto de qualidade e quantidade o dia que essas prestigiadas escolas estejam instaladas em prédios adequados, com professores competentes contratados e alunos matriculados e, para eles alunos, sendo ministrados os cursos profissionais. Promessas de futuro nada resolvem. Delas, Ubatuba, está cansada. Queremos realidades e a UNITAU funcionando a pleno vapor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu