Alerta vermelho aceso...

Dengue: casos podem passar dos 100 mil

Renato Grandelle
No Estado do Rio, uma pessoa pega dengue a cada 12 minutos. Do início do ano ao dia 4 de abril, foram registrados 12.864 casos da doença - dos quais 4 mil registrados nos últimos 12 dias. Se os números parecem desagradáveis, a realidade pode ser ainda pior. Médicos ouvidos pelo JB garantem que as estatísticas abrangem apenas 10% dos infectados pelo mosquito Aedes aegypti. Ou seja: mais de 100 mil pessoas podem ter adquirido a doença. E, nos próximos meses, a situação pode piorar.
Além da temperatura favorável à proliferação de seu agente transmissor, a doença não encontra muitos combatentes em seu caminho. Na capital do Estado, são apenas 1.900 mata-mosquitos para cuidar de 1,8 milhão de domicílios. A força-tarefa anunciada pelo Ministério da Saúde está mais no papel do que nas ruas. Dos 1.060 agentes prometidos, apenas 400 já chegaram à cidade.
- O Rio está de braços abertos para a epidemia - protesta Luiz José de Souza, presidente da Sociedade de Clínica Médica do Rio. - Além de faltarem mata-mosquitos, os médicos não são treinados para diagnosticar a dengue. Existe uma cultura de se atribuir tudo à virose.
A falta de um trabalho integrado entre municípios também é criticada por Luiz José. A situação mais crítica de algumas cidades pode colaborar para o alastramento da doença nas próximas semanas.

Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu