Tribuna

Senhor Presidente, Srª e Srs. Vereadores,

Vou fazer uma comunicação inadiável mesmo, por que se trata de uma situação que, como leigo, eu poderia classificar de epidemia de dengue. Estranho é que somente em todo litoral norte, só nosso município, nos últimos meses, a dengue tem avançado, e isso nos deixa muito preocupados.
Entre pessoas da minha família e do meu conhecimento, centenas delas foram acometidas de dengue, e há caso de óbito. Por tanto, a dengue é o motivo da nossa grande preocupação neste mo mento em Ubatuba.
Houve um aumento muito grande de casos já confirmados em nosso município, inclusive sendo importadores de casos para outras regiões do estado. E parece-me que o governo e a prefeitura estão paralisados diante desta terrível epidemia. Segundo um médico que consultei, para cada caso de dengue notificado, há pelo menos outras dez pessoas contaminadas.
A situação é muito grave, especialmente se a compararmos com a dos demais municípios do estado, que viveram um caso de redução ou estacionaram esta moléstia.
O quadro é claramente grave, estou afirmando isso como leigo. Conforme os padrões internacionais da Organização Mundial de Saúde, um caso de doença infecto-contagiosa por cada mil habitantes indica epidemia. Nestes últimos meses de 2007, nosso município já se atingiu o patamar alarmante de casos confirmados bem acima dos padrões estipulados pela OMS, sem contar casos que não foram identificados claramente ou que não foram notificados. Conheço vários casos de pessoas que contraíram dengue e não notificaram.
Neste momento, o Estado e a prefeitura perderam o controle sobre a dengue.
O Serviço Público de Saúde perdeu o controle. E mais: deixou de monitorar os casos para saber qual o tipo de dengue que temos – estive me referindo a casos de dengue clássica. Deixou-se de monitorar os casos para saber com que tipo de dengue a população está sendo contagiado.
Portanto, Sr. Presidente, estou encaminhando um apelo ao Ministério da Saúde, para que tome providências urgentes, pois nossa população está correndo sério risco.

Muito obrigado.


Jairo dos Santos
Vereador

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu