Manchetes do dia

Sábado, 18 / 11 / 2006

Folha de São Paulo:
"Educação não reduz desigualdade racial"
Pesquisa revela que quanto maior o grau de instrução, maior a distância salarial dos brancos e pardos - Quanto maior a escolaridade do trabalhador, maior a diferença na renda de pretos e pardos em relação aos brancos, segundo estudo sobre as desigualdades de cor e raça divulgado ontem pelo IBGE. O levantamento mostra que, em média, um branco ganhava em setembro deste ano R$ 1.292. É o dobro do rendimento verificado entre pretos e pardos (R$ 660). A pesquisa mostra que essa diferença não só persiste como fica mais intensa à medida que aumenta a escolaridade. Entre trabalhadores com menos de um ano de estudo, brancos ganham em média 15% a mais. A vantagem vai a 92% entre os com ao menos o nível médio.


O Globo:
"Supersecretário de segurança também vai cuidar de presídios"
O futuro secretário de Segurança do Rio, delegado federal José Mariano Beltrame, terá poderes de supersecretário ao ganhar uma nova atribuição: administrar o sistema penitenciário do estado, que inclui presídios e casas de custódia. O governador eleito, Sérgio Cabral, anunciou a extinção da Secretaria de Administração Penitenciária. Coordenador do setor de inteligência do Pan 2007, Beltrame - cuja escolha significa a retomada da integração do estado com a União - disse que uma de suas prioridades é investir em inteligência policial. Outro sinal de aproximação do governo federal com o Rio é o ato em que o presidente Lula devolverá hoje à prefeitura a gestão plena do Sistema de Saúde.


O Estado de São Paulo:
"Governo quer mudar legislação ambiental"
O governo está preparando mudanças na lei ambiental para fazer sair do papel obras grandes de infra-estrutura. Segundo o ministro interino do Meio Ambiente, Cláudio Roberto Langoni, ainda este ano será encaminhado ao Congresso um projeto de lei para definir as competências da União, dos Estados e dos municípios nesse setor. A maioria das ações na Justiça sobre temas ambientais, que atrasam os projetos de infra-estrutura, questionam essa competência. A orientação para que seja elaborado esse projeto é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ontem coordenou reunião com ministros para identificar os problemas apresentados como desafios ao crescimento. Obras de hidrelétricas, estradas, gasodutos e exploração, produção e refino de petróleo são afetadas por questões ambientais.


Jornal do Brasil:
"Governo federal cancelou 600 mil aposentadorias"
Desde o início do recadastramento, há um ano, a Previdência suspendeu 600 mil aposentadorias, das quais 102 mil anunciadas ontem. Especialistas estimam que entre 6% e 10% dos 23 milhões de benefícios são fraudulentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Jundu

Ubatuba