Manchetes do dia
Sexta-feira, 17 / 11 / 2006
Folha de São Paulo:
"Relatório oficial sugere falha do controle aéreo"
O relatório preliminar sobre o maior acidente aéreo da história do Brasil, que matou 154 pessoas em 29 de setembro, reafirmou as dúvidas sobre o comportamento do Legacy que derrubou um Boeing da Gol, mas agravou as suspeitas sobre o controle do espaço aéreo. O texto não é conclusivo nem aponta culpados.
O Globo:
"Cabral e Cesar fazem união inédita no Rio"
O governador eleito, Sérgio Cabral (PMDB), e o prefeito Cesar Maia (PFL) firmaram ontem um pacto em favor do Rio, em seu primeiro encontro após as eleições. Cabral anunciou que vai transferir para o município o controle do trânsito e a Linha Vermelha, cujo policiamento permanece com a PM, que agora terá mais homens para atuar no Rio. Haverá também uma aliança para tentar executar o projeto de saneamento das lagoas da Barra. Há mais de 20 anos governador e prefeito do Rio não se entendem, nem quando o prefeito era indicado pelo governador. A obra do emissário da Barra foi uma das prejudicadas por essas divergências.
O Estado de São Paulo:
"FAB aponta Legacy fora de rota e pane de comunicação"
O relatório preliminar da comissão da Aeronáutica que investiga as causas do maior desastre aéreo da aviação brasileira aponta uma sucessão de falhas como provável causa do acidente que matou 154 pessoas. Depois de passar sobre Brasília, o jato Legacy que bateu no Boeing da Gol se manteve 7 minutos identificado nos radares do controle de vôo, mas não foi alertado nenhuma vez para corrigir sua altitude de 37 mil pés (nível reservado ao Boeing) para 36 mil pés. Após a perda de contato com o radar, os pilotos do Legacy fizeram, sem sucesso, 12 chamadas para Brasília. O controle de vôo também tentou por 7 vezes comunicar-se com o Legacy, mas não obteve resposta. Apenas 3 minutos antes do choque, controladores e pilotos conseguiram um sinal precário de comunicação. E, passado 1 segundo da última chamada da torre para o Legacy, conforme o relatório preliminar, ocorreu o acidente. O presidente da comissão de investigação, coronel Rufino Ferreira, disse que, com o choque, os pilotos da Gol não puderam controlar o avião e "iniciaram um imediato mergulho até o solo", que durou cerca de 1 minuto. As conclusões finais da investigação só deverão sair em 10 meses.
Jornal do Brasil:
"Cabral e Cesar acertam ação conjunta em obras no Rio"
A fiscalização de trânsito fica com a Guarda Municipal, assim como o controle da Linha Vermelha. Em contrapartida, o governo do Estado assume obras de saneamento que eram de responsabilidade do município. Sérgio Cabral e Cesar Maia firmaram ontem um pacto que inclui 30 medidas de cooperação entre os dois. Cabral qualificou de "gol de placa" o que Cesar definiu como "uma decisão corajosa do governador".
Folha de São Paulo:
"Relatório oficial sugere falha do controle aéreo"
O relatório preliminar sobre o maior acidente aéreo da história do Brasil, que matou 154 pessoas em 29 de setembro, reafirmou as dúvidas sobre o comportamento do Legacy que derrubou um Boeing da Gol, mas agravou as suspeitas sobre o controle do espaço aéreo. O texto não é conclusivo nem aponta culpados.
O Globo:
"Cabral e Cesar fazem união inédita no Rio"
O governador eleito, Sérgio Cabral (PMDB), e o prefeito Cesar Maia (PFL) firmaram ontem um pacto em favor do Rio, em seu primeiro encontro após as eleições. Cabral anunciou que vai transferir para o município o controle do trânsito e a Linha Vermelha, cujo policiamento permanece com a PM, que agora terá mais homens para atuar no Rio. Haverá também uma aliança para tentar executar o projeto de saneamento das lagoas da Barra. Há mais de 20 anos governador e prefeito do Rio não se entendem, nem quando o prefeito era indicado pelo governador. A obra do emissário da Barra foi uma das prejudicadas por essas divergências.
O Estado de São Paulo:
"FAB aponta Legacy fora de rota e pane de comunicação"
O relatório preliminar da comissão da Aeronáutica que investiga as causas do maior desastre aéreo da aviação brasileira aponta uma sucessão de falhas como provável causa do acidente que matou 154 pessoas. Depois de passar sobre Brasília, o jato Legacy que bateu no Boeing da Gol se manteve 7 minutos identificado nos radares do controle de vôo, mas não foi alertado nenhuma vez para corrigir sua altitude de 37 mil pés (nível reservado ao Boeing) para 36 mil pés. Após a perda de contato com o radar, os pilotos do Legacy fizeram, sem sucesso, 12 chamadas para Brasília. O controle de vôo também tentou por 7 vezes comunicar-se com o Legacy, mas não obteve resposta. Apenas 3 minutos antes do choque, controladores e pilotos conseguiram um sinal precário de comunicação. E, passado 1 segundo da última chamada da torre para o Legacy, conforme o relatório preliminar, ocorreu o acidente. O presidente da comissão de investigação, coronel Rufino Ferreira, disse que, com o choque, os pilotos da Gol não puderam controlar o avião e "iniciaram um imediato mergulho até o solo", que durou cerca de 1 minuto. As conclusões finais da investigação só deverão sair em 10 meses.
Jornal do Brasil:
"Cabral e Cesar acertam ação conjunta em obras no Rio"
A fiscalização de trânsito fica com a Guarda Municipal, assim como o controle da Linha Vermelha. Em contrapartida, o governo do Estado assume obras de saneamento que eram de responsabilidade do município. Sérgio Cabral e Cesar Maia firmaram ontem um pacto que inclui 30 medidas de cooperação entre os dois. Cabral qualificou de "gol de placa" o que Cesar definiu como "uma decisão corajosa do governador".
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