Grossa mentira

Janio de Freitas na Folha de S. Paulo, hoje:
"A afirmação de que "o Brasil atingiu a auto-suficiência em petróleo" é mentira. Mas todo o país está levado pelo governo, pela farta publicidade da Petrobras, por jornais, TV e rádios, mais do que a tomá-la como verdade, a orgulhar-se da adulteração.
Auto-suficiente é o que se basta, e a Petrobras e o Brasil precisam continuar, ainda por tempo indeterminado, a importação de grandes volumes de petróleo leve. Quantidades que se tornarão ainda maiores caso o governo Lula (ou seu eventual sucessor) se mostre afinal capaz de reativar o crescimento econômico
Nem a economia sonolenta destes anos -a pior dentre os países emergentes e, nas Américas, só melhor que a do mísero Haiti- poderia perdurar sem a importação de mais de 10% do consumo diário nacional. Grande parte da indústria, o transporte urbano de massas e o de carga seriam paralisados por falta de diesel, nafta e outros derivados. A Petrobras ainda não tem como obter do petróleo pesado, típico da produção brasileira, aqueles subprodutos essenciais.
Se a importação de petróleo e derivados é indispensável à atividade normal do país, o país não é auto-suficiente em petróleo. Mesmo que R$ 37 milhões sejam gastos na publicidade direta, e não se sabe quantos outros com os espetáculos presidenciais, para induzir a mentira desnecessária e deliberada."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Jundu

Ubatuba