Plano Diretor

“Terça-feira, Abril 25, 2006
A Prefeitura contratou o escritório técnico do arquiteto Renato Nunes para dar suporte à confecção do Plano Diretor. Além de Renato estarão atuando os arquitetos e urbanistas Gilmar Rocha e Flávio Malta, juntamente com o geógrafo Luiz Carlos Gottsfritz. Trata-se da mesma equipe que elaborou o projeto do uso do solo, que jaz engavetado sabe-se lá onde. São profissionais experientes que conhecem os problemas da cidade e que certamente terão grande importância na elaboração do Plano. Ainda não temos detalhes do contrato".

Grande notícia. Uma equipe e tanto, consolidada e mais valorizada ainda com os profissionais ligados ao Arq. Renato Nunes. Um Plano Diretor de gabarito, finalmente, para Ubatuba. Mas, com todo o respeito que devo a eles, pelo conjunto coletivo e individual de suas obras e conhecimento, não adiantará nada, se os planos originados não forem limpa e corretamente implantados.
Possível fosse, poder-se-ia até (!!!) ressuscitar o Arq. Lúcio Costa (entre outros expoentes do Urbanismo nacional) e convidá-lo a integrar a equipe, e nada resultaria, se afinal não forem respeitados os parâmetros, critérios e definições ali criados, e se o Plano Diretor resultante não for, repito, limpa e corretamente implantado.
Quem garante que, mesmo assegurada a necessária participação da comunidade na elaboração, não haverá alterações no processo legislativo de aprovação da lei respectiva, por ignorância ou interesses pessoais?
Quem garante que, vigente a lei, será obedecida? Quem garante? Há tantas gavetas...

Um abraço

Carlos Augusto Malheiros
José Marques Mendes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu