Editorial

Rachadura na blindagem

Sidney Borges
O governo acabou com o Telecurso. Espero que tenha sido para substituí-lo por outro Telecurso. Atualizado. Em Ubatuba o sistema apoiado na televisão é eficiente, os alunos comparecem, gostam, recuperam o tempo perdido e avançam na vida.

Estou falando com conhecimento de causa, fiz uma palestra sobre energia nuclear para alunos do ensino médio. Deveria ter durado 40 minutos, durou mais de duas horas. Ninguém arredou pé, a construção de Angra 3 estava na mídia, havia interesse.

Os alunos que procuram o Telecurso são maduros, na maioria profissionais em busca do tempo perdido. Há marinheiros, pedreiros, eletricistas, cozinheiros, músicos. Inicialmente querem apenas o diploma, aos poucos ficam maravilhados com o conhecimento. São politizados. Gostam do presidente Lula.

Ubatuba é quase um laboratório. Fornece com pouca margem de erro uma amostragem do Brasil. A cidade vive em função do poder público, com bolsões de iniciativa privada na área do turismo. A população sofre de carências básicas embora a arrecadação da cidade seja alta. Teatro ideal para encenar a peça "Domínio dos Coronéis".

Lula tem apoio popular graças ao Bolsa Família. Entre os alunos do Telecurso o presidente sempre pairou acima de qualquer suspeita. Ontem conversei com alguns, procurei saber o que vai pelas cabeças do povo. Da conversa tirei conclusões. O tempo se encarregará de mostrar se têm fundamento.

Há notórios sinais de rachaduras na blindagem de Lula. A aliança com Sarney fez estragos. Ouvi o seguinte comentário de um experiente marinheiro, líder entre seus pares:
- Se Lula livrou a cara do outro é porque também deve. Lula acabou para mim.
Os colegas, calados, concordaram com movimentos de cabeça.

Um ano atrás a mesma turma seria capaz de ir aos extremos na defesa do presidente.

Lula imaginou que sua popularidade resistiria a tudo. Não pensou no poder devastador do fator Sarney.

Vamos esperar que a inércia ceda às forças dissipativas. O povo vai tomar posição. Decisões tomadas em agosto são perigosas. Podem levar forças políticas relevantes para o universo da história.

Twitter

Comentários

F.Stacchini disse…
Sidney,

Não te conheço, mas admiro seus comentários! Você é a exceção que faz com que eu continue buscando vida inteligente na internet.

fstacchini

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu