Manchetes do dia

Sábado, 29 / 08 / 2009

Folha de São Paulo
"Orçamento social registra primeiro deficit na década"
O orçamento social do governo ficou deficitário pela primeira vez desde a década de 90. De janeiro a julho, os gastos superaram em R$ 19 bilhões as receitas das contribuições que os financiam.O deficit relativo a Previdência, saúde, assistência e seguro-desemprego equivale a um ano e meio de programa Bolsa Família. Definido pela Constituição de 1988, o orçamento social reúne políticas públicas mais ligadas à subsistência das famílias.Também inclui tributos cuja arrecadação não poderia ser dirigida a outras áreas, como a contribuição sobre a folha de salários.A seguridade mantinha saldo positivo até o ano passado, mesmo com a inclusão das aposentadorias do funcionalismo público federal.Os dados apontam que o fim da cobrança da CPMF contribuiu para a reversão. Em 2008, primeiro ano sem o tributo, o superávit foi preservado graças aos outros impostos. Neste ano, porém, não só a crise derrubou as receitas como as despesas sociais cresceram.

O Globo
"Cabral: governo faz ‘bravata nacionalista’ com o pré-sal"

Minc defende Rio e diz que tratamento não pode ser igual para todos

O governador do Rio, Sérgio Cabral, qualificou de “bravata nacionalista” a proposta do presidente Lula de dividir os recursos da exploração do pré-sal com todos os estados. Segundo Cabral, será uma injustiça se a nova distribuição for feita no que chamou de linha “Robin Hood”, para todos os estados. O Rio é o principal produtor de petróleo do país. Diante da polêmica, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, defendeu o Rio. Em solenidade com Cabral, declarou: “A exploração de petróleo tem riscos: derramamento, vazamentos. Este é um ressarcimento para os locais em que há exploração, Por isso não se pode tratar igualmente os estados”. No jantar em que receberá os governadores de Rio, Espírito Santo e São Paulo, no domingo, Lula terá em mãos um rascunho sobre a divisão de recursos com os valores em branco, abrindo espaço para uma negociação.

O Estado de São Paulo
"Impasse na cúpula da Unasul ajuda Uribe"

Resultado vago fortalece colombiano e seu acordo com EUA

A reunião da União de Nações Sul-americanas (Unasul) realizada ontem na Argentina acentuou a divisão do continente em torno do acordo militar EUA-Colômbia. Após sete horas de discussões e troca de acusações, os presidentes do grupo produziram um documento vago a respeito de estabilidade regional. A declaração diz que “forças estrangeiras” que atuem em um determinado país não podem “ameaçar a soberania e a integridade” dos demais países da região. Por outro lado, diz também que é preciso “fortalecer a luta e a cooperação contra o terrorismo e a delinqüência transnacional organizada”, numa referência implícita às Farc. Assim, o presidente colombiano, Álvaro Uribe, que era alvo primário da cúpula, conseguiu esquivar-se e saiu fortalecido.

Jornal do Brasil
"Enfim, um trote com sabedoria na UFF"

Após violência com calouras, alunos dão comida a índios em Camboinhas

Os calouros do curso de produção cultura da Universidade Federal Fluminense (UFF) levaram ontem cestas de alimentos para os índios da tribo tupy, em Camboinhas, região oceânica de Niterói. A iniciativa é do Projeto Trote Cultural, coordenado pela Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos, numa tentativa de mudar a desgastada imagem dessa tradição universitária em campanhas socio-culturais. E ocorre uma semana depois da violência que oito veteranos do curso de direito teriam cometido com calouras, pressionando-as para que os beijassem na boca e fizessem sexo oral numa sala fechada. O caso dessa suposta e chocante ação teve grande repercussão entre os alunos, fazendo com que a faculdade abrisse sindicância para apurar o ocorrido. Mas, até o momento não foram identificados.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu