Eleições 2010

Olho no poder: Patrus e Wagner entram na fila

Eumano Silva (original aqui)
O desgaste da candidatura de Dilma Rousseff forçou o PT a conversar, com muita reserva, sobre alternativas do partido para o Palácio do Planalto. Os nomes mais falados, até agora, são Patrus Ananias e Jaques Wagner.

O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananinas, tem a cara do Bolsa Família e ficou longe dos problemas éticos do PT. Mineiro, tem ligações fortes com a Igreja Católica e boa votação no segundo maior colégio eleitoral do país.

O governador da Bahia circula bem por todas as correntes petistas, cultiva boa relação com o Congresso, pertenceu ao ministério de Lula e desfruta da amizade do presidente.

As próximas semanas vão dizer se Dilma resistirá ao abraço político com José Sarney, ao surgimento do nome de Marina Silva e à briga desnecessária com a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira.

Qualquer mudança, claro, será decidida por Lula.

21/08/2009
A previsão de Freire

A oposição ficou animada com a entrada de Marina Silva na corrida presidencial. Pelo menos por enquanto.

O ex-senador pernambucano Roberto Freire (PPS) prevê grandes problemas para a candidatura de Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto. Marina arranca um naco importante dos militantes e dos eleitores do PT.

Na opinião de Freire, em pouco tempo surgirão petistas descontentes com o nome da ministra para a disputa de 2010. Outros candidatos poderão surgir, acredita.

Como todos nós, o experiente político de Pernambuco às vezes erra as previsões. Mas, também, acerta.

20/08/2009
Serra reclama de Mercadante

José Serra vai tentar atrair em 2010 parte dos tradicionais eleitores de Lula, aqueles insatisfeitos com os rumos tomados pelo PT. Vai ser difícil, no entanto, uma aproximação com o senador Aloizio Mercadante, adversário do governador nas eleições de 2006, quando o grupo de petistas conhecidos como “aloprados” se envolveu na compra de um dossiê contra o tucano.

Há pouco mais de um mês, na frente de assessores, Serra explicou como se relaciona com o partido do presidente da República.

- No PT eu só não gosto do Mercadante.

O governador paulista cultiva boas relações com ilustres petistas, entre eles o presidente da República e a ministra Dilma Rousseff.

19/08/2009
Lula tem raiva de Marina

Quem conhece a opinião do presidente da República sobre Marina Silva tem muita curiosidade sobre os próximos movimentos da corrida sucessória. Lula nunca perdoou o discurso independente e o jeito brusco da acreana na saída do Ministério do Meio Ambiente. A irritação aumentou no primeiro semestre com as críticas da senadora petista à medida provisória da Amazônia.
O presiden

te foi surpreendido com a possível candidatura de Marina ao Planalto, pelo Partido Verde, e procura um jeito de reagir à novidade. Por temperamento, Lula se sente tentado a bater duro na ex-subordinada. Animal político, engole a raiva enquanto analisa o tamanho do estrago causado pelo surgimento do nome da senadora no cenário eleitoral de 2010.

As próximas pesquisas eleitorais ajudarão o presidente a decidir como tratar as legítimas pretensões da ex-ministra de disputar a presidência do Brasil. Os planos de transferir os votos e a popularidade para Dilma Rousseff encontraram um duro obstáculo pela frente.

Leia ainda:

Maus ventos para Dilma

*É o editor executivo do Congresso em Foco. Ex-diretor das sucursais das revistas Época e IstoÉ em Brasília, atuou como repórter ou editor em vários outros veículos, como Folha de S. Paulo, Veja e Correio Braziliense. Em 2003, ganhou o Prêmio Esso Regional de Jornalismo com reportagens sobre a guerrilha do Araguaia. Foi co-autor de Operação Araguaia – os arquivos secretos da guerrilha, obra que recebeu o Prêmio Jabuti de melhor livro-reportagem de 2005.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu