Ubatubabirds



Especialmente Passarinhando

“Especialmente passarinhar é permitir-se libertar das amarras e cobranças internas, é apenas silenciar a alma e passar a observar... Deixar-se embalar pelos cantos dos pássaros que em seus movimentos tem muito a nos ensinar... distanciando-nos de qualquer pré-conceito e nos unificando”

Por: Claudia Oliveira
Nesta última quinta-feira, 18, na sala de alunos especiais da Escola Tancredo Neves, lecionado pelas experientes professoras Patrícia Liberal e Claudia Frackiewiz Wady aconteceu o reencontro do palestrante Carlos Rizzo, fundador do Ubatubabirds, com o grupo portador de D.M (deficiência mental).

O trabalho que se inicia timidamente objetiva proporcionar ao grupo momentos de alegria e sabedoria, esta que quando falada com a alma transgride qualquer linguagem unificando todos nós como seres vivos parte inteira do movimento de um mesmo planeta.

A tarde passou ligeira, regada a pergunta incessante dos 17 alunos com idade entre 15 a 23 que compartilharam suas vivencias com pássaros que fazem parte do seu dia a dia.

A palestra interativa teve um momento ímpar quando todos ao som de passarinhos vindo do aparelho ouviam com muita atenção e curiosidade, e como uma mansa e silenciosa revoada foi se aproximando do palestrante formando uma ciranda em torno do chilreares que invadiam e divertiam a sala. Alguns ousavam até mesmo a fazer consultas no livro
“Guia de Campo”.


Mas o surpreendente ainda estava por vir, quando ao final Rizzo colocou novamente os sons dos cantos de pássaros, um de cada vez, e fazia a clássica pergunta:

- Quem é este aqui?

E eles respondiam com esmero. E todos aplaudiam uns aos outros o momento que marcou a descoberta do dom que os alunos demonstraram em serem por instinto natural os primeiros ornitólogos amadores de D.M de Ubatuba e talvez do estado de São Paulo.

Otimistas professoras, alunos e palestrante encerram este inenarrável encontro com o compromisso de fortificar esta semente promissora de bons frutos.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu