Manchetes do dia

Sábado, 13 / 12 / 2008

Folha de São Paulo
"Governo decide garantir a operação de banco pequeno"
O Banco Central anunciará nos próximos dias novas medidas para socorrer bancos pequenos e elevar o crédito. Empréstimos às instituições menores devem passar a ter garantia do Fundo Garantidor de Créditos, informam Guilherme Barros e Vinicius Torres Freire. Criado em 1995, no governo Fernando Henrique Cardoso, o FGC é financiado por contribuições dos bancos e existe para cobrir depósitos.


O Globo
"AI-5 entre o falado e o escrito"
A ata da reunião do Conselho de Segurança Nacional, há exatos 40 anos, faz o registro de nascimento do Ato Institucional número 5, o AI-5, com alterações e imprecisões em relação ao que ocorreu no Palácio Laranjeiras, no Rio. A comparação do texto - que só esta semana deixou de ser classificado como secreto - com a gravação da sessão mostra trocas de expressões e até mudanças no discurso de um ministro. Cópia do documento de 30 páginas foi obtido pelo GLOBO. Frases do presidente Costa e Silva, que comandava a reunião, foram alteradas, mudando o sentido. Do então ministro Jarbas Passarinho, a ata modifica a frase "Às favas todos os escrúpulos." A expressão "às favas" foi trocada por "ignoro".


O Estado de São Paulo
"Arrecadação cai e Receita faz blitz em grandes empresas"
A secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira, ordenou uma blitz para "identificar” e "combater com firmeza" a inadimplência "grandes contribuintes”. O Estado teve acesso ao e-mail com a determinação, enviado a todos os superintendentes da Receita. De imediato, 400 empresas receberão a visita dos fiscais. Na mensagem, Lina diz que a crise financeira causou redução de R$ 3,2 bilhões na arrecadação prevista para novembro. Segundo o ministro Guido Mantega (Fazenda) disse ao presidente Lula, essa queda foi provocada em parte pelo atraso do pagamento de impostos, opção de empresas para fazer caixa neste momento de turbulência. Alguns fiscais consideram que a blitz não faz sentido, porque a fiscalização não pode exigir que o empresário em dificuldade pague sua dívida atrasada.


Jornal do Brasil
"AI-5 40 anos"
Em 14 de dezembro de 1968, o Brasil era informado de que, no dia anterior, o governo militar baixara o mais duro dos atos institucionais: o AI-5, que estreitava ainda mais os limites da liberdade concedida pelo regime militar. Como se vê acima, na reprodução do cabeçalho do jornal, com a imposição da censura o JB corajosamente anunciou "tempo negro", no espaço dedicado à previsão meteorológica. Quatro décadas depois, a história, os personagens e as conseqüências são relembradas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu