Coluna da Segunda-feira

Um pouco de tudo

Renato Nunes
Quando o Sidney Borges me convidou para escrever alguma coisa regulamente às segundas feiras foi muito claro: “pra mim a imprensa é livre, escreva o que quiser, sobre quem quiser, e use o espaço que quiser.”
Então vamos lá. Saímos de uma eleição, logicamente o assunto tinha que ser a política. Mas falar só de política cansa, três artigos seguidos. Cansa o leitor, cansa o redator. Além do que, há muita coisa que merece um comentário. A vida é rica em casos, a cidade é um prato cheio. Não há necessidade de procurar muito nem esperar aprovação, o julgamento é do leitor. Eu nem fico sabendo se alguém leu meus escritos, e se leu, se gostou ou não. A técnica pra encontrar assunto é ficar ligado, aí as coisas vão tomando forma.
Pois bem, inesperadamente vieram parar em minhas mãos alguns mandamentos da máfia extraídos de um livro americano, The Máfia Manager. Todos sabem o que é a máfia, só não se sabe quem é da máfia. Nem queiram saber, é tiro pra todo lado.

Eu gosto do tema porque no intervalo dos tiros tem macarronada com vinho italiano. Uma delícia. Quando assisto os filmes da máfia sempre existe uma cena em que estão comendo macarrão. Nessa hora, em geral ele está sendo preparado durante alguma conversa na cozinha por um mafioso mais velho, experiente, com cara de nono pelato como o Silvio Berlusconi. E se prestarmos atenção, não nas conversas que são sempre iguais, mas na produção do molho, sempre se aprende alguma dica. Outro dia eu vi uma cena em que, assim que o macarrão ficou pronto e antes de servir, o mafioso que estava preparando aquela beleza, cortou ao meio um dente de alho e o esfregou com movimentos giratórios em todo o fundo do prato. Pôs o macarrão em cima, deu uma girada com o garfo, sapecou o parmezão e comeu. Fiquei com água na boca e resolvi fazer igual. É ótimo! Aquele aroma do alho cru vindo no meio da garfada muda tudo. Mas não é só isso que a máfia ensina. Os tais mandamentos são muito interessantes como regras de conduta desde que você não seja criminoso. São cuidados que as pessoas devem observar no dia a dia de suas atividades e para isso não é preciso andar de Ford 29 com uma metralhadora debaixo do braço atirando em tudo que é restaurante.

Ofereço, então, para descontração dos leitores os mandamentos da Máfia que eu li:

01 - Se permitir que seus inimigos – ou amigos – pensem que são iguais a você, eles imediatamente se sentirão superiores;
02 - Não tente mudar seus inimigos, tente controlá-los. Saiba onde estão, o que pensam e em quem confiam;
03 - A única maneira de guardar um segredo é não falar nada;
04 - Estabeleça prioridades: se está cercado de jacarés, a primeira providência é drenar o pântano;
05 - Mil amigos não são suficientes, um inimigo o é. Não existe inimigo inofensivo.
06 - Aço ruim não dá bom fio;
07 - Quando se zangar, feche a boca; e abra os olhos;
08 - Se você não perceber o truque na primeira meia hora do jogo, desista;
09 - De cada quinze que elogiam, pelo menos catorze mentem;
10 - Acredite no homem, não no juramento;
11 - Só se conhece o soldado quando ele vira tenente;
12 - Mais virgindades já se perderam pela curiosidade que pelo amor;
13 - O silêncio não comete erros;
14 - Se você é a bigorna, seja paciente; se é o martelo, bata;
15 - Nunca faça um inimigo sem necessidade;
16 - Dissabores sempre entram pela porta que lhes foi aberta;
17 - Muitas divergências podem ser resolvidas entre lençóis.

E buonna setimana a tutti!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu