Manchetes do dia

Sábado, 06 / 09 / 2008

Folha de São Paulo
"Uso do transporte público cresce em SP após 40 anos"
Pesquisa feita pelo Metrô de São Paulo revela que, pela primeira vez em 40 anos, o uso do transporte coletivo inverteu a tendência de queda na região metropolitana. Segundo o estudo, feito em 2007 em 30 mil domicílios, 55% das viagens motorizadas são por ônibus, trem ou metrô, e 45% por carro, moto ou táxi. Em 1967, na primeira pesquisa, 68% desses deslocamentos eram por meio de transporte coletivo. Em 1997, a taxa caiu para 50% e em 2002, ano do último dado anterior disponível, o transporte individual passou a ser majoritário, com 53% das viagens. A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos dá duas explicações para a inversão de tendência: o aumento do poder aquisitivo, que levou quem andava a pé a usar transporte público; e o crescimento da oferta do transporte coletivo.


O Globo
"Alimento deixa de ser vilão dos preços e faz inflação cair"
A queda internacional nos preços de grãos e o aumento da safra foram decisivos para derrubar o custo dos alimentos e fazer com que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) recuasse de 0,53% em julho para 0,28% em agosto. Houve deflação (queda generalizada de preços) de 0,18% na comida, o que não acontecia desde junho de 2006. Com isso, em 12 meses, o IPCA acumula 6,17% e cada vez mais analistas acreditam que será possível manter o índice dentro da meta do governo - o limite, de 6,5%, estava ameaçado. Entre os produtos que mais baixaram de preço estão feijão, arroz, batata e tomate. Em compensação, o IPCA foi puxado por tarifas, como a de telefone fixo (+ 2,27%) e a de energia elétrica (+ 1,03%).


O Estado de São Paulo
"Oposição vai à Justiça contra ajuda eleitoral de Dilma ao PT"
A participação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, nas campanhas eleitorais de São Paulo e São Bernardo do Campo provocou reação da oposição. Em São Paulo, Dilma apareceu na propaganda de rádio de Marta Suplicy garantindo investimentos federais no transporte público da cidade, prioridade da candidata do PT, que promete construir 47,4 Km de linhas de metrô. “Como nós não trataríamos de um dos problemas mais graves?”, disse a ministra no programa. O presidente nacional do PMDB, senador Sérgio Guerra (PE), protestou: “Isso é uso escancarado da máquina.” Ele vai recomendar ao PSDB paulista que acione o PT na Justiça. Em São Bernardo, Dilma participou, na Universidade Metodista, de ato da campanha do também petista Luiz Marinho. O candidato do PSDB na cidade, Orlando Morando, já recorreu ao TRE contra a ministra, alegando que a lei proíbe o uso de bens comuns – como auditórios de universidades – para fins eleitorais.


Jornal do Brasil
"Lula e Seleção batem boca"
Além de estar distante da torcida pelas últimas más atuações, a Seleção Brasileira se isolou também do presidente da República. Irritado com os comentários de Luiz Inácio Lula da Silva, que criticou o time e elogiou a Argentina, o goleiro Júlio César bateu forte: “Ele devia renunciar e ir morar na Argentina”. O treinador foi mais sutil e lembrou que o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, do PSDB, ligou para desejar boa sorte ao time no jogo de amanhã, em Santiago, contra o Chile. Na Copa de 2006, Lula já havia feito críticas à gordura de Ronaldo – e o Fenômeno insinuou que o presidente bebia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu