Ubatuba em foco

Manutenção e ampliação da rede física escolar
Educação 2001 – 2004

Corsino Aliste Mezquita
O item que desenvolveremos a seguir é bastante amplo e exigirá vários artigos. Neste primeiro artigo falaremos de: “Manutenção e pequenas reformas”.
“Recebemos a rede física de prédios escolares bastante deteriorada, carente de ambientes adequados e com 1.200 alunos matriculados e sem teto escolar, sem carteiras, materiais escolares ou equipamentos. Partindo da realidade que encontramos propusemos uma agenda positiva e dois tipos de soluções: a) Soluções emergentes e b) Soluções definitivas e de longo alcance”.
a) Soluções emergentes.
“Para atender os 1.200 alunos sem teto recorremos a todos aqueles que nos podiam ajudar e nos propusemos a fazer nossa parte. Neste ponto foi de grande importância a colaboração da Diretoria Regional de Caraguatatuba que disponibilizou salas de aula, nas escolas estaduais, para atender alunos municipais. Foi assim que com habilitação de novas classes e o fornecimento de móveis por parte da Prefeitura, em 2001, atendemos alunos municipais nas escolas estaduais:
Florentina Martins Sanches, no Perequê Mirim.
Aurelina Ferreira, na Estufa II”.
Colocamos em três períodos diurnos a Escola Municipal Madre Maria da Glória, no Parque dos Ministérios.
Alugamos e adaptamos dois prédios, na Estufa II. Estes foram mobiliados e equipados com todos os materiais necessários ao atendimento dos alunos e ao serviço da merenda escolar.
Concluímos com urgência a EM João Alexandre, na Sesmaria, que tinha deixado inacabada a administração anterior. Também esta teve que ser mobiliada e equipada.
Adaptamos o Terminal Turístico, do Perequê Açu, para atender as necessidades emergentes de 2001. Este, posteriormente, seria ampliado, modificado em toda sua estrutura interna e denominado como: EM Marina Salete Nepomuceno do Amaral que tão bons serviços tem prestado à educação do bairro, nestes quatro anos e deverá prestar, no futuro”.
Este processo estava encerrado em 15 de março de 2001 com a chegada de um grande lote de cadeiras, carteiras e equipamentos escolares.
Com essas providências além de atendermos todas as crianças de 1ª a 4ª séries de Ensino Fundamental, naquele momento responsabilidade da Prefeitura, conseguimos aumentar o número de crianças matriculadas em Educação Infantil em mais de 250 (duzentas e cinqüenta)”.
Nota: A EM Marina Salete Nepomuceno do Amaral foi transferida, em 2006, para novo prédio, na rua Raposo Tavares, no Perequê Açu. O ambiente dedicado à escola, no Terminal Turístico, é ocupado, hoje, pela Guarda Municipal.
VIVA UBATUBA!. Sem dengue e sem caluniadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu