Manchetes do dia

Terça-feira, 02 / 09 / 2008

Folha de São Paulo
"Cúpula da Abin é afastada após grampo"
O presidente Lula decidiu afastar temporariamente o diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Paulo Lacerda, e subordinados diretos pelo escândalo dos grampos telefônicos. A medida foi em resposta a cobranças de providências feitas pelos presidentes do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, e do Congresso, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN). Em nota, Lula disse que a decisão foi para “assegurar a transparência do inquérito”, que investiga a autoria do grampo ilegal de conversa entre Mendes e o senador Demóstenes Torres (DEM). Também na nota, Lula referendou a ordem para que a PF entre nas investigações e manifestou a expectativa de que o Congresso aprove projeto de lei regulando e limitando as escutas telefônicas. De manhã, Lula não aceitou o pedido de demissão de Lacerda. Depois, cedeu a Mendes e Garibaldi, que cobravam resposta mais dura que uma investigação da PF e uma sindicância da Abin. Em encontros com os dois, o presidente afirmou que Lacerda fizera bom trabalho na direção da PF e que não o demitiria. Em reunião com seus auxiliares, optou por apenas afastá-lo.


O Globo
"Grampo no STF faz Lula afastar cúpula da Abin"
Num dia tenso e mercado por reuniões de emergências em Brasília, o presidente Lula afastou temporariamente o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda, seu vice, José Milton Campana, e o diretor de Contra-Espionagem, Paulo Maurício. A Polícia Federal abriu inquérito para apurar a denúncia de que a Abin grampeou os telefones do presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. Em reunião com Lula, Gilmar exigiu punição para os autores da escuta. Os senadores Demóstenes Torres e Tião Viana, que também teriam sido grampeados, e o presidente do Senado, Garibaldi Alves, cobraram respostas do Planalto. O afastamento da cúpula da Abin foi decidido na reunião de coordenação política. Serão investigados um sistema de escuta do Senado e o suposto envolvimento do banqueiro Daniel Dantas.


O Estado de São Paulo
"Sob pressão do STF e Senado, Lula afasta cúpula da Abin"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afastou toda cúpula da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), incluindo o diretor-geral, Paulo Lacerda. A decisão foi tomada para esvaziar a crise aberta pela revelação de que os telefones do presidente do STF, Gilmar Mendes, tinham sido objeto de escuta ilegal. A Abin, segundo a revista Veja, gravou pelo menos uma conversa entre Mendes e o senador Demóstenes Torres – o que levou o STF e o Congresso a cobrarem providências do Planalto. Lula não acredita no envolvimento de Lacerda com espionagem, mas avaliou que só a saída do comando da Abin reduziria as pressões. O presidente ficou irritado com as notícias de que a agência tinha grampeado autoridades como a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Queixou-se também que as escutas clandestinas se tornaram tão comuns que até seu irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, foi grampeado pela PF.


Jornal do Brasil
"Grampo derruba a cúpula da Abin"
A denúncia do grampo telefônico envolvendo o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e parlamentares derrubou toda a diretoria da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Nem o diretor-geral, Paulo Lacerda, foi poupado. A decisão chegou ao fim de um dia tenso, iniciado com um ultimato do STF para que o Palácio do Planalto tomasse providências. Além do afastamento, o presidente Lula determinou uma investigação completa para descobrir quem participou da escuta clandestina. O chefe do Gabinete de Segurança Institucional , general Jorge Félix, foi convocado para depor, hoje, na CPI dos grampos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu