Manchetes do dia

Segunda-feira, 01 / 09 / 2008

Folha de São Paulo
"PF vai investigar grampo no Supremo"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou a Polícia Federal investigar o grampo ilegal da conversa entre o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Em reunião de emergência marcada para as 9h de hoje, Lula informará Mendes de sua decisão.O inquérito vai apurar o eventual envolvimento de agentes secretos da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e de integrantes da Polícia Federal na escuta.O presidente está disposto a discutir alguma forma de o Supremo acompanhar o inquérito. Mendes irá à reunião com Cesar Peluso, vice-presidente do STF, e Carlos Ayres Britto, presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Eles dirão a Lula que só uma investigação que aponte autores e mandantes do suposto grampo será capaz de evitar uma crise institucional.O governo diz que é possível descobrir se a gravação foi feita com equipamento da PF durante investigação sobre Daniel Dantas.


O Globo
"Governo, STF e Congresso se mobilizam contra grampos"
O presidente Lula recebe hoje, às 9h, o presidente do STF, Gilmar Mendes, e mais dois ministros da Corte para reunião de emergência na qual tratarão do caso da escuta ilegal dos telefones do magistrado. Segundo o Palácio do Planalto, há suspeitas de que o grampo esteja fora de controle e que até ramais internos do gabinete presidencial tenham sido monitorados. “É um absurdo o fato de o presidente do STF ter sido grampeado. Isso não pode ficar sem resposta”, disse o Ministro das Relações Institucionais, José Múcio. O assunto será alvo de avaliação especial em reunião do grupo de coordenação política do Planalto, com a presença de Lula. O Congresso vai convocar o diretor-geral da Abin, Paulo Lacerda, e o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Félix. A situação de Lacerda é considerada delicada. Ele diz duvidar da participação de servidores da Abin.


O Estado de São Paulo
"Lula decide mudar a Abin após espionagem no STF"
O presidente Lula decidiu enquadrar a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na tentativa de acabar com a crise institucional provocada pela espionagem nos telefones do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Lula determinou ao diretor-geral da Abin, Paulo Lacerda, que demita os responsáveis pela escuta ilegal. A decisão será comunicada hoje por Lula a Gilmar Mendes e ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, durante reunião marcada para esta manhã. O Planalto suspeita que a escuta tenha sido obra de agentes egressos do antigo Serviço Nacional de Informações (SNI), conhecidos na agência como R2, por serem reservistas. O ministro da Segurança Institucional, general Jorge Félix, diz que foi iniciada uma sindicância interna.


Jornal do Brasil
"Rio busca saída para o lixo que produz"
A cidade do Rio de Janeiro produz cerca de 8.800 toneladas de lixo diariamente – 1.482 gramas por dia para cada morador, contra 920 gramas da média nacional. Apesar da quantidade, os cariocas contam apenas com os aterros sanitários de Gericinó e Gramacho. (...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu