Ubatuba em foco

Candidatos ubatubenses disputarão 6 mil novos votos em relação a 2004

Três dos quatro candidatos que concorrem às eleições para a prefeitura de Ubatuba deste ano já disputaram os votos dos ubatubenses em 2004, pelo mesmo objetivo. Na eleição passada, Eduardo César, Pedro Tuzino e Paulo Ramos também eram candidatos ao Executivo municipal. O único estreante, desta vez, é o petista Maurício Moromizato.
Entretanto, os políticos, neste ano, terão 6 mil eleitores a mais, em relação à disputa passada. Se em 2004, os candidatos tentavam conquistar o voto de 49.872 pessoas, neste ano, o número de eleitores registrados no Tribunal Regional Eleitoral em Ubatuba é de 55.967.
O crescimento no município pode ser considerado significativo, já que 6 mil eleitores representam quase a metade de votos do vencedor da eleição passada, o atual prefeito Eduardo Cesar, que conquistou o executivo municipal, com 12.109 votos. Além disso, o número de 6 mil supera a quantidade de votos obtidas pelos 3 últimos colocados na última disputa, onde Rogério Frediane, Dra Elizabeth e Fábricio Gomes, juntos, conseguiram 5.651 votos.
Na comparação com 2000 o crescimento é ainda mais significativo, quando Ubatuba apresentava pouco mais de 40 mil pessoas aptas a votarem. Ou seja, em relação a 2000, a quantidade de eleitores cresceu em 15 mil pessoas, número que representa 20% do total de habitantes da cidade atualmente.
Para o promotor, que cuida do setor eleitoral do Ministério Público de Ubatuba, Percy José Cleve Kuster, o número de eleitores está muito acima da média adotada pelo Tribunal Regional Eleitoral. "Nós estamos chegando à marca de quase 60 mil eleitores, sendo que, o último censo apontou um número próximo de 75 mil habitantes em Ubatuba. Com essa população, o normal seria a cidade ter, atualmente, 20 mil eleitores a menos, com apenas 40 mil pessoas votando (número de votantes registrada em 2000)", explica o promotor.
Ele prevê que a cidade tenha de passar por um recadastramento eleitoral nos próximos anos, devido à disparidade de eleitores com o número de habitantes. Para Kuster, a imigração e os chamados "eleitores turistas" (que moram em outras cidades, mas votam em Ubatuba) são os principais fatores para o aumento desregulado de pessoas que votam no município. (Enviado p0r Rui Alves Grilo) (Fonte: Imprensa Livre)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu