Manchetes do dia

Quinta-feira, 24 / 07 / 2008

Folha de São Paulo
"BC intensifica freio na economia"
O Banco Central acelerou o ritmo do aperto monetário e aumentou os juros básicos da economista em 0,75 ponto percentual. A taxa subiu de 12,25% ao ano para 13%. Nas duas reuniões anteriores do Comitê de Política Monetária, a alta foi de 0,5 ponto percentual. O Copom disse que o objetivo é “promover tempestivamente a convergência da inflação para a trajetória de metas”. A decisão aponta preocupação com o ritmo de expansão econômica e com a inflação, apesar de o IPCA de junho ter indicado estabilidade. O acumulado em 12 meses é de 6,06%, perto do teto da meta do ano (6,5%). A taxa de juros do BC é só uma referência. Na prática os juros são bem maiores.


O Globo
"Líder do MST apóia candidato de curral eleitoral da Rocinha"
O líder do MST José Rainha Júnior, que há anos comanda invasões de terra em São Paulo, disse ontem que incentivou a candidatura a vereador do presidente da associação de moradores da Rocinha, Luiz Cláudio de Oliveira. Claudinho da Academia, como é conhecido, estaria impedindo adversários de fazer campanha no local, o que levou anteontem fiscais do TRE e policiais militares a escoltar uma candidata a vereadora na Rocinha. Segundo denúncias, o curral eleitoral teria o apoio do chefe do tráfico no morro. O MST negou qualquer relação com a diretoria da associação. O candidato Marcelo Crivella, que tem em sua coligação o PSDC, partido de Claudinho, visitou ontem a Rocinha, sem PMs.


O Estado de São Paulo
"BC endurece e faz maior alta de juros desde o início de 2003"
O Banco Central reforçou dose de juros para tentar conter a escalada da inflação. Diante da alta persistente dos preços, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu ontem por unanimidade aumentar em 0,75 ponto percentual a taxa básica de juros, que ficou em 13% ao ano. Foi a maior elevação desde fevereiro de 2003, no início do primeiro mandato do presidente Lula. A decisão surpreendeu a maioria dos analistas do mercado financeiro, que esperava um aumento de 0,50 ponto. O objetivo do BC é desacelerar o consumo, uma das causas da pressão sobre os preços. “Teremos de rever nossas expectativas de crescimento da atividade econômica”, disse o economista Constantin Jancso estrategista do Banco Satander. Em sinal de apoio à estratégia adotada pelo BC, Lula afirmou antes do anúncio do Copom, que a prioridade é o combate à inflação: “Tomaremos todas as medidas necessárias para manter a inflação controlada.”


Jornal do Brasil
"Ibama atrasa Angra 3"
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) apresentou 60 exigências para conceder a licença definitiva de construção da usina nuclear de Angra 3. Especialistas afirmam que as condições não serão cumpridas até setembro, quando o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, pretendia ver iniciadas as obras. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, oponente histórico da energia nuclear, disse que a questão dos prazos é de responsabilidade dos empreendedores, a estatal Eletronuclear e a empreiteira Andrade Gutierrez. Entre as exigências está a elaboração de um projeto de destinação do lixo atômico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu