Editorial

Cultura em concordata

Sidney Borges
Nem todas as obras dos grandes mestres são famosas. Quem desenha acaba fazendo esboços em guardanapos de restaurantes, imagino que Picasso tenha feito isso um dia antes da fama. Se alguém teve a idéia de guardar aquele pedaço de papel ganhou na loteria. Um esboço de Picasso vale bom dinheiro. No Rijksmuseum de Amsterdã podem ser apreciadas algumas obras de Rembrandt. Pois exatamente quando eu estive lá pela última vez, no ano 2000, havia uma polêmica sobre uma pintura que poderia ser do mestre. Não acompanhei o desfecho, caso a autenticidade fosse comprovada a tela passaria a valer milhares de dólares. Ubatuba tem uma obra de um grande mestre, obra não catalogada, mas que guarda em sua simplicidade o traço de um arquiteto respeitado mundialmente. Quando Ciccillo Matarazzo assumiu a prefeitura, pediu ao amigo Oswaldo Arthur Bratke um esboço para a nova sede do governo. O desenho nasceu singelo, como singela era a cidade de Ubatuba, singela e autêntica, sem as aberrações construtivas que a tomaram em anos posteriores. Engana-se quem imagina que é um desenho qualquer. Observem as proporções, observem a harmonia do traço, observem a coerência entre forma e função. É obra de um mestre e os mestres não nutrem apreço pela dubiedade, por isso são mestres. Eu tenho carinho especial por Oswaldo Arthur Bratke. Quando estudante da FAU passei horas na biblioteca da escola me aprofundando em sua obra e quando comecei a viajar pelo mundo para aprender mais tomei conhecimento da importância do arquiteto que eu tanto apreciava. Pude ver o respeito e o reconhecimento internacional em todas as escolas de Arquitetura em que estive. Na época dois nomes brasileiros sobressaiam, Niemeyer e Bratke. Estou escrevendo isso para protestar contra a descaracterização do prédio projetado pelo mestre e hoje ocupado pela biblioteca. Deixo o julgamento aos leitores, fiquei tão indignado ao tomar conhecimento que me recusei a fotografar. Tenho inclusive dificuldade em olhar e comprovar o crime de lesa-arquitetura de desrespeito à arte, de afronta à cultura. Ubatuba precisa de mais carinho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu