Reminiscências

Imigração

Sidney Borges
Hoje é dia de pegar carona. A primeira foi de Millôr, agora estou me aboletando ao lado de Ignácio de Loyola Brandão que ontem homenageou os 100 anos da imigração japonesa. Meu primeiro amigo japonês foi Massami Mikaki, cujo pai tinha uma quitanda. Íamos juntos à escola, estudávamos no Grupo Escolar Orestes Guimarães, na avenida Vautier esquina com a rua Hanneman. Foi nessa mesma escola que estudaram meus pais. Agora não é mais escola, virou hospital. De vez em quando ia conosco Maridel Duran Pereira com a mala nas costas. Mala diferente, tinha alças de couro e era muito confortável. Um dia experimentei e gostei tanto que improvisei alças de barbante para a minha. Não funcionou, o Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa era muito pesado, o barbante deixava vergões profundos nos ombros. Preciso confessar que o dicionário era transportado por pura vaidade, eu queria parecer mais velho e enchia a mala de coisas para que pensassem que eu estava no quarto ano. Dizem por ai que a diferença entre meninos e homens é o preço dos brinquedos. Concordo. A mala cheia da infância acaba se transformando em carros, barcos, motos, aviões. Sempre para impressionar as meninas. Quanto tempo perdemos com jogos amorosos. Sou pela volta da reprodução assexuada. Dividiu, acabou. Ninguém mais morre e ponto final. Em nossa classe tinha outro menino japonês, Iukiko Okuma, gente finíssima, muito educado. Quando passamos para o terceiro ano mudamos de professora, saiu Dona Maura, alegria dos pais e entrou Dona Felicidade, mais velha, parecida com nossas tias. No primeiro dia de aula ela nos fez uma revelação:
- Classe, a partir de hoje o Iukiko não é mais Iukiko. É Iuhiko, alguém escreveu errado o nome dele, estou corrigindo pela certidão de nascimento.
Assim foi. Em 1957 Iuhiko Okuma foi rebatizado e o mundo continuou girando como se nada tivesse acontecido. Onde andarão meus primeiros japoneses?

Comentários

Rubens Macedo disse…
Sidney,

Entre na sua caixa de e-mail, tenho notícias de Maridel Duran Pereira,(muchila nas costas), Av. Vautier, Colégio Orestes Guimarães...
Rubens Soares de Macedo Jr.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu