Sincronia

Cinco metrônomos, duas latas de alumínio vazias e um físico. Junte tudo e você tem um hit na Internet

Videorama
O vídeo foi visto quase 1.4 milhões de vezes e é um dos vídeos mais discutidos pela comunidade acadêmica aqui no Reino Unido. Com um pouco mais de 1 minuto de duração o Dr Bahraminasab, da Universidade de Lancaster, coloca 5 metrônomos em movimento mas fora de sincronia. Logo em seguida ele os coloca sobre uma pracha de madeira e sobre duas latas. Lentamente os metrônomos começam a entrar em sintonia e ao final de um minuto estão todos alinhados e tocando ao mesmo tempo.
Feitiçaria? Claro que não, o Dr Bahraminasab, explica: "Se você colocar os metrônomos em uma base fixa e firme como a mesa, os metrônomos não tomam conhecimento da vibração um dos outros. Mas se você os coloca em cima das latas, por causa do movimento da base, eles tomam conhecimento do movimento dos outros, entram em ressonânica e sincronizam rapidamente."
A descoberta é antiga, foi feita pelo astrônomo e matemático Christiaan Huygens ao estudar o movimento pendular. Por sinal, vale a pena dar uma
lida na vida e nas descobertas deste cientista que acabou dando o nome para a sonda que pousou em Titã, satélite de Saturno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu