Política

Lula descarta volta à Presidência após conclusão do mandato

'Trabalhar com essa hipótese é no mínimo mesquinharia elevada à quinta potência', afirmou. Ao 'Jornal do Brasil', Lula fala que país precisa crescer por 15 anos para ser nação rica

Do G1, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em entrevista publicada na edição deste domingo (15) do “Jornal do Brasil”, que não pretende retornar à Presidência após cumprir seu mandato e que o país precisa crescer continuamente entre 4,5% e 5% ao ano por 15 anos para entrar no rol dos países ricos. Na entrevista, o presidente disse ainda que pretende usar os royalties do petróleo para financiar a educação e que vai cobrar mais produtividade dos assentamentos de sem terra. Veja abaixo os principais trechos.

Retorno em 2014

Dia 1º de janeiro de 2011 eu entregarei a Presidência da República e vou para casa. Não tenho interesse de ser candidato a senador, a governador, a vereador. Nada. Não trabalho com a hipótese de volta [à Presidência]. Se eu puder fazer um juramento: pela felicidade do meu filho caçula. Por que eu não trabalho com a possibilidade de voltar? Eu trabalho com a possibilidade de fazer a minha sucessão. Se eu eleger meu sucessor e ficar do lado de fora dando palpite, com poucos meses terei a pessoa que elegi como minha adversária. Como acontece em alguns países e como já aconteceu aqui. Se eu elegi uma pessoa, eu tenho a obrigação moral de ajudar essa pessoa a governar bem. E uma forma de ajudar a governar bem é não dar palpite. Se for consultado, ainda assim, falar em off. Qual é a hipótese de voltar? Se você estiver vivo ainda, se for um adversário que seja eleito. Trabalhar com essa hipótese é no mínimo mesquinharia elevada à quinta potência.
Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu