Guerrilha do Araguaia

Processo do Exército derruba versão sobre guerrilha

Agência Estado
Brasília - Um processo administrativo de rotina, aberto por um militar interessado em ganhar uma medalha, derruba a versão de que o Exército não tem em seus arquivos documentos secretos sobre as operações contra a guerrilha do Araguaia. Uma série de telegramas e ofícios comprovam também a prisão, o interrogatório e a tortura de militantes do PC do B que foram capturados vivos e, depois, dados como “desaparecidos”.
Desde 1982, quando parentes de guerrilheiros, sobreviventes do movimento armado e pesquisadores pediram na Justiça Federal a entrega dos arquivos para ajudar na localização dos corpos dos “desaparecidos”, o Comando do Exército ou diz que os documentos não existem ou que foram queimados ao final das operações anti-guerrilha, em 1975.

Leia mais

Comentários

Anônimo disse…
Sidney, hoje, que os tempos mudaram e, com a anistia, alguns dos antigos guerrilheiros recebem pensão e estão no poder fazendo tanta besteira e apoiando as "ações humanitárias" das FARC, a gente fica boquiaberta, não? A História não lhes ensinou a fazer História, mas os ensinou a se locupletar com as benesses do capitalismo, até virarem porcos barrigudos como o tal do Reyes para impôr o outro lado da medalha, somente. Não sei se os militares bebiam whisky estrangeiro enquanto tinham ao seu lado pessoas acorrentadas. Eu, que sempre fui de centro-esquerda, acho que virei direitista, pois nunca vi os militares apoiando o tráfico e a lavagem de dinheiro. E nunca vi nenhum, enquanto estava no poder, fazendo top-top para toda uma Nação pela televisão.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu