Repercussão do artigo de Elio Gaspari

Carta de Sérgio Ferro

Do Blog do Nassif
O jornal A Folha de S Paulo publicou dois artigos, em 12/03/08 e 14/03/08 contra a injusta pensão especial recebida pelo Sr. Orlando Lovecchio Filho, vitima de uma ação contra o Consulado Americano em 20/03/1968.
Devo, por ser o unico sobrevivente desta ação, retificar algumas afirmações que constam nos dois artigos:
1 - O Sr. Diogenes Carvalho de Oliveira e a Sra. Dulce Maia não participaram desta ação, a qual foi executada por Rodrigo Lefèvre, por "Marquinhos" (não conheço seu nome, foi assassinado pela repressão pouco depois) e por mim.
2 - O Sr. Diogenes Carvalho de Oliveira tão pouco organizou a ação, que me foi proposta pela direção da A.L.N. e não pela V.P.R.. Como acredito que o objetivo destes artigos foi de ajudar o Sr. Orlando Lovecchio Filho, quero sugerir que seus autores utilizem os dois laudos médicos que seus advogados anexaram ao processo que moveram contra mim (a justiça se pronunciou a meu favor em duas instâncias), os quais fiz examinar por médicos competentes. No primeiro, feito quando o Sr. Orlando Lovecchio Filho deu entrada no Hospital para tratar seus ferimentos, a cura parece possível. Entretanto ele não pode receber então tratamentos, pois foi levado para o DEOPS. Não sei o que passou durante seu interrogatório. Quando pode ser enfim tratado, o segundo laudo feito então, declara que sua perna havia gangrenado, tornando a amputação inevitável. Sem que eu negue minha responsabilidade quanto a seu ferimento - o que pesa em mim há 40 anos - penso que sua amputação o faz também vitima do poder de então.
Devo ainda acrescentar o seguinte: no meu julgamento feito pela Auditoria Militar em 1971, sob a ditadura Médici, minha ação foi classificada como "propaganda armada" e não como "terrorismo". Nunca quisemos ferir ninguém e tomávamos muito cuidado afim de evitar acidentes. Isso não bastou infelizmente, no caso do Sr. Orlando Lovecchio Filho, vitima dos dois lados que se enfrentavam, a resistência à ditadura e as forças de repressão. Ele merece muito mais que uma polêmica: justiça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu