Manchetes do dia

Sexta-feira, 23 / 11 / 2007

Folha de São Paulo
"Procurador denuncia esquema de corrupção do PSDB; Walfrido cai"
O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, denunciou ao STF o ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais), o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e mais 13, acusados de peculato e lavagem de dinheiro. Eles são suspeitos do desvio de recursos públicos para a campanha derrotada de Azeredo à reeleição ao governo de MG, em 1998. (...)


O Globo
"Mensalão tucano de Minas derruba ministro de Lula"
Um grupo de 15 pessoas, entre as quais o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), o ministro das Relações Institucionais do governo Lula, Walfrido dos Mares Guia, e o publicitário Marcos Valério, foi denunciado ontem pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza. Azeredo e Mares Guia, então governador e vice-governador de Minas, são acusados de desviar R$ 3,5 milhões de verbas públicas para financiar campanha do tucano à reeleição em 1998, tendo Valério como operador. Entre os denunciados pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro também está Clésio Andrade, vice-governador de Minas no primeiro mandato de Aécio Neves. A denúncia sobre a existência do valerioduto mineiro foi feita pelo Globo em julho de 2005. Mares Guia entregou carta de demissão na qual se diz inocente. Seu substituto é o deputado José Múcio (PTB-SP). O presidente Lula divulgou nota lamentando o afastamento de Mares Guia.


O Estado de São Paulo
"Denúncia de mensalão tucano derruba ministro de Lula"
O ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, deixou o cargo, após ser denunciado pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, por envolvimento no mensalão mineiro - o esquema de caixa 2 usado em 1998 na campanha do PSDB de Minas. Com a saída de Mares Guia, antecipada ontem pelo Estado, assume o ministério o deputado José Múcio (PTB-PE), líder do governo na Câmara. No total, o procurador-geral denunciou 15 pessoas, atribuindo responsabilidade maior a Mares Guia e ao senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que na época era governador e concorreria à reeleição. De acordo com Souza, o esquema montado em Minas incluía o empresário Marcos Valério, também denunciado, e serviu como "origem e laboratório" do mensalão petista. Pelas contas do procurador, pelo menos R$ 8,5 milhões de recursos públicos foram desviados para a campanha de Azeredo. Mares Guia é citado 50 vezes nas 80 páginas da denúncia e, segundo o texto, "era um dos responsáveis por indicar as pessoas que receberiam os recursos da campanha". Em carta entregue a Lula, ele afirma que "a acusação é injusta e improcedente", mas diz preferir deixar o cargo para se defender. Azeredo, por sua vez, declarou que não tinha conhecimento de eventuais crimes cometidos por integrantes de sua campanha.


Jornal do Brasil
"Mensalão tucano derruba ministro do governo Lula"
O ministro das Relações Institucionais Walfrido dos Mares Guia pediu afastamento do cargo. Será substituído pólo líder do governo na Câmara, o também petebista José Múcio Monteiro (PE). Mares Guia, o senador tucano Eduardo Azeredo e o ex-vice-governador de Minas, Clésio Andrade, encabeçam a lista dos 15 denunciados pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, no inquérito do mensalão mineiro. O esquema foi montado em 1998 em torno do publicitário Marcos Valério, que depois o reproduziu com a direção nacional do PT.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Jundu

Pegoava?