Opinião

“Convites ao senhor Secretário de Educação”

Corsino Aliste Mezquita
Prestando a maior atenção possível e a curiosidade própria, de quem dedicou toda sua vida profissional à educação, sendo mais de trinta anos à Educação Municipal de Ubatuba, li a entrevista, do ilustre Professor-Secretário, Arnaldo da Silva Alves, publicada, à página 12 do jornal “A CIDADE”, de 03-02-07.
A entrevista impressiona pela timidez. Aparenta estar sendo dirigida. Ambos qualificativos devem ser impressões deste “melhor idade” experiente, desconfiado e receoso.
Na entrevista o digno Professor-Secretário afirma referindo-se à Merenda Escolar:
“Conseguimos diminuir custos e oferecer uma refeição mais completa e diversificada aos nossos alunos”.
Convido-o a analisar as contas da Merenda Escolar dos quatro anos, 2001-2004. Examinando-as, com espírito de contador e analista de balanços, verificará que nos quatro anos os gastos totais, da Merenda Escolar, foram inferiores aos praticados no exercício de 2006. Só no exercício de 2006.É questão matemática. A matemática não aceita opiniões ou tergiversações políticas.
Lembrando-se da merenda servida aos alunos e também, a Vs. Sria. e seus colegas de magistério, não poderá deixar de reconhecer que era melhor, mais variada, mais abundante, mais generosa e mais liberal que a servida pela empresa Verdurama. Isso sendo infinitamente mais barata.
Educador, que se aprecia como tal, não se contamina com mentiras de lobistas do tipo do Sr. Olavo Egídio Ozzetti e com as calúnias de políticos irresponsáveis e corruptos a procura de interesses escusos. Deve pensar nisso. A EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE UBATUBA o exige.
A seguir afirma:
“As obras encontram-se dentro do cronograma previsto devendo ser concluídas ainda no primeiro semestre de 2007”.
A afirmativa acima não sintoniza com a realidade verificada nos canteiros de obras de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. Para não posar de mal informado sugiro um passeio de observação das obras de sua Secretaria. Poderá ficar vermelho de vergonha, ao verificar que, todas, sem exceção, encontram-se com os contratos vencidos ou vencendo, nos próximos dias e, longe, muito longe de serem concluídas. Esse problema parece ser crônico na administração da qual participa. Dele e de outros já consumados ou consolidados não pode ser responsabilizado. Por enquanto. O cargo lhe exigirá cuidados. Muitos cuidados.
Com o intuito de facilitar suas observações e motivá-lo a realizar o roteiro, registramos a seguir:


1 - O contrato do Ginásio-Piscina da EM. Marina S. N. do Amaral (Perequê-Açu) vence dia 16-02-07. Só está construído o equivalente a 20% (vinte por cento) da obra.

2 - O Ginásio-Piscina da EM. Nativa Fernándes Faria (Sertão da Quina) vence no dia 20-02-07. A obra está mais atrasada que a anterior.

3 - O contrato da obra da Creche, da rua da Educação S/N (Parque dos Ministérios) venceu em 31-12-06 e está longe de ser concluída. Exige visita urgente, com as normas exigidas, pelo FDE, para ambientes escolares, em mãos. (Ver de Olho em Ubatuba de 07-02-07).

4 - A EM do Ipiranguinha tem como data de vencimento do contrato o dia 10-02-07 e está longe, muito longe de ser concluída.

5 - A EMEI CENTRO teve seu contrato encerrado em 28-10-06 e não está totalmente coberta.

O cronograma previsto, em obras, é estabelecido pelos contratos. Conseqüentemente estando os contratos vencidos também está seu cronograma. Frente a esse quadro afirmar que as obras estão “dentro do cronograma previsto” equivale a dizer que, todos os cidadãos, somos otários.

Sobre os outros pontos da entrevista nada comentarei. Desejo-lhe sucesso e forte controle das verbas da EDUCAÇÃO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu