Fascismo redivivo



Truculência inaceitável

De Clóvis Rossi na Folha de S.Paulo, hoje:
"O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PFL), promoveu ontem um intolerável e inadmissível show de prepotência, truculência e descontrole ao expulsar Kaiser Paiva de uma unidade de saúde. Tudo por causa de um protesto de Paiva, que se identificou como dono de uma pequena empresa de placas de publicidade (dessas que a prefeitura proibiu).
Pode-se até aceitar um dos argumentos de Kassab, segundo o qual um posto de saúde não é exatamente o local indicado para uma manifestação de protesto, pelo potencial de danos aos pacientes que aguardavam atendimento.
Mas o prefeito perde completamente o argumento, porque ele próprio fez uma "manifestação", aos berros, mais altos até do que o protesto de Paiva. Deve ter incomodado muito mais, com o adendo de que se trata de um administrador público, a última pessoa de quem se espera tal incomodo.
Kassab tratou o manifestante como "vagabundo", outra atitude inaceitável. O prefeito não sabia com quem estava lidando para ofendê-lo dessa maneira, a não ser que tenha o viés fascistóide de considerar todo e qualquer manifestante um "vagabundo", que só protesta por não ter o que fazer."


Nota do Editor - Escolhi o título com cuidado. A cena nos remete aos tempos do fascismo, quando arrogância e prepotência eram manifestações comuns. Não quero com isso julgar a atitude do prefeito Kassab, nem lançar-lhe a pecha de fascista, o que ele não é. O Prefeito de São Paulo é apenas humano e como tal errou e arranhou profundamente sua imagem. Ao ver as cenas na televisão, minha mulher me olhou e disse: isso pode acontecer, uma provocação fora de hora em um mau dia e lá se vai a tramontana montanha abaixo. É por isso que não sou nem jamais serei político. A mim cabe cuidar da imagem dos homens públicos. Alguém poderia argumentar que imagem não é tudo, eu responderia com a frase do elegante Falcão: não é tudo mas é 100%. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu