Mensagem imparcial

Filosofia de um céptico contrariado e de um sábio taoista.

Do “Contra” – Há um tipo de cidadão que tem um prazer muito especial em contestar. É contra as opiniões alheias e, se possível, faz disto motivo para grandes discussões. Além de discordar sempre que é contrariado, adora ser ostensivamente “do contra”. É prolixo e exagera no vocabulário debochado. Necessita de que todos ouçam os seus excitados discursos. Não importa a idade; sempre se comporta como “aborrecente” implicante. Enquanto não consegue intrigar bastante, não pára com as provocações, tentando de variadas formas infernizar quem o contraria.

Complexo de “Pavão” – Esse tipo de cidadão lança mão de qualquer recurso para aparecer e brilhar. Ornamenta-se como quem vai entrar em cena, exibindo “performances” teatrais de um profundo mau gosto e de nenhuma arte. O tipo “pavão” vive o amor próprio do avesso, embriagado por uma fantasia exibicionista e um atroz complexo de superioridade. Esforça-se para parecer mais do que é e não se satisfaz. Ostenta-se uma arrogância para os observadores mais sagazes. Quer sempre aparentar que está melhor ou é melhor do que os demais.


Complexo de “César” – A mistura se origina de sua vaidade e de seu orgulho doentio. O complexo de “César” se traduz em – “preferir ser o primeiro da aldeia do que o segundo em Roma”. Imagina-se tão extraordinário, que deve sempre estar em primeiro plano, chamando a atenção de todos ou recebendo deferências especiais, é sinal de pouco desenvolvimento espiritual, prepotente e autoritário.

Moralismo – Uma faceta bem marcada do tipo é o moralismo exacerbado que, em alguns casos, chega às fronteiras do ridículo. Esse indivíduo se arroga o direito de julgar e condenar os erros de seus oponentes. Afirma, com uma certeza assombrosa o seu mérito pelo seu autovalor. E diz a outros o que deveria ser feito, ser dito e ser pensado. Também é marca de sua personalidade uma postura paradoxal – ele cria uma lei para o mundo exterior, bem rígida e austera, e outra para si mesmo, bastante amena e incrivelmente elástica. No papel de julgador é implacável. O que é errado para os outros deve ser punido ou, pelo menos, criticado. Quando flagrado em erro, ele tem explicações para tudo, defende-se com veemência e lança mão de qualquer trunfo que argumente a seu favor.

Do sábio taoista:

“Aquele que conhece o outro é SÁBIO;
Aquele que conhece a si mesmo é ILUMINADO;
Aquele que vence o outro é FORTE;
Aquele que vence a si mesmo é PODEROSO;
Aquele que conhece a alegria é RICO;
Aquele que conserva o seu caminho tem VONTADE;
Seja humilde e permanecerás INTEGRO;
Curva-te e permanecerás ERETO;
Esvazia-te e permanecerás REPLETO;
Gasta-te e permanecerás NOVO;
O Sábio não se exibe, por isso BRILHA;
Ele não se faz notar e por isso é NOTADO;
Ele não se elogia e por isso tem MÉRITO;
E, porque não está competindo...
Ninguém no mundo pode competir com ele”.

(Lao Tse – estrategista chinês que viveu entre VI e V séculos antes da era cristã).


Orlando Vicente Sales
Advogado e funcionário da Câmara Municipal de Ubatuba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu