Taquaral e Perequê-Açu fazem mutirão contra a dengue

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Obras e a comunidade realizarão, na próxima semana, de 16 a 21 de janeiro, um mutirão contra a dengue nos bairros Taquaral e Perequê-Açu. Dois caminhões passarão em todas as ruas dos dois bairros, recolhendo sucatas e móveis que são possíveis criadouros do mosquito da dengue. O objetivo dessa ação é eliminar o máximo de criadouros possível para diminuir a incidência do mosquito na cidade.
Os agentes do Programa de Saúde da Família já estão orientando a população e preparando o mutirão. Os próprios moradores deverão retirar os móveis velhos, pneus e objetos que podem armazenar água e colocá-los na rua para serem recolhidos.

Prevenir é a solução

Em Ubatuba não existe o vírus da doença, mas os seus transmissores, os mosquitos do gênero Aedes Aegypti encontram na cidade o clima ideal para se reproduzirem. Por essa razão, principalmente a região central tem grande incidência do mosquito. A situação fica preocupante pelo fato de Ubatuba ser uma cidade turística. Se uma pessoa contaminada vier para a cidade, pode provocar uma epidemia.
A origem do inseto transmissor da doença ao homem é africana. Na verdade, quem contamina é a fêmea, pois o macho apenas se alimenta de seivas de plantas. A fêmea precisa da albumina, uma substância encontrada no sangue para completar o processo de amadurecimento de seus ovos.
O mosquito da dengue apenas transmite a doença, mas não sofre seus efeitos. Este inseto tem algumas características que podem facilitar seu reconhecimento. Ele é escuro e rajado de branco. É menor que um pernilongo comum, pica durante o dia e desenvolve-se em água parada e limpa. A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer.


Formas de combate

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito, os chamados "criadouros". Para diminuir a incidência do mosquito, ou até mesmo, eliminá-lo, é importante não deixar água acumulada em nenhum recipiente. Até mesmo uma tampa de refrigerante pode servir de criadouro para o mosquito da dengue. O coordenador do controle de vetores da Vigilância Sanitária, Neilton Nogueira, diz que o envolvimento da comunidade com o propósito de eliminar os criadouros é fundamental. “Essa luta é de todos nós, porque o mosquito que se desenvolve na casa do seu vizinho pode picar a sua família.”


Confira algumas dicas e mantenha sua família protegida contra a dengue:

- Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e borrife nas plantas de sua casa. A mistura não faz mal às plantas e mata o mosquito da dengue. Mas preste atenção: esse tratamento deve ser feito uma vez por semana, senão, não resolve.
- Para as plantas que, geralmente, sobrevivem na água, uma boa solução é utilizar a gelatina vegetal. Ela é bastante durável e decorativa, encontrada em diversas cores.

- Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. Outra boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu