Notícias da Prefeitura


Escola da Praia Dura

Secretaria de Educação de Ubatuba prepara escolas para volta às aulas

A Secretaria de Educação de Ubatuba está iniciando um trabalhando de manutenção das unidades escolares da cidade, aproveitando o período de recesso escolar, para proporcionar maior conforto aos alunos no retorno às aulas. Uma equipe foi contratada para cuidar da limpeza das áreas ao redor das escolas para garantir a higiene e segurança dos alunos. Todas as unidades escolares terão suas caixas d’água limpas, velas de filtros serão trocadas e até mesmo alguns filtros serão substituídos. As unidades serão dedetizadas para manter as escolas livres de insetos voadores e rasteiros, que podem transmitir doenças. “Precisamos aproveitar o período das férias para efetuar esses serviços e também outros pequenos reparos para que não haja prejuízo ao calendário escolar e possamos receber os alunos com tudo limpo e organizado”, disse a Secretária de Educação Patrícia Pereira.


Móveis sucateados

A Secretaria está iniciando esta semana uma obra de adaptação em um galpão, na área anexa da EMEI Centro (Antiga Elektro) para armazenar móveis e equipamentos que são substituídos nas unidades escolares. Parte desses móveis serão recuperados para utilização no município. Outra parte, a mais avariada, será doada ao Governo do Estado, que tem projetos em que internos do sistema penitenciário recuperam os móveis, através de reforma das estruturas metálicas, com lixamento, pintura e montagem de tampo, assento e encosto. Uma vez recuperados esses móveis são novamente repassados aos municípios pelo Governo do Estado. PMU


Prefeitura de Ubatuba busca conter crescimento desordenado no município

Com a implantação no ano passado do Programa de Congelamento de Núcleos Habitacionais 15 áreas já foram congeladas em Ubatuba

A Comissão de Congelamento da Prefeitura de Ubatuba iniciou em maio do ano passado o processo de congelamento dos núcleos habitacionais irregulares do município. Em sete meses de trabalho 15 núcleos habitacionais foram congelados, envolvendo 1123 casas, identificando 3330 moradores e promovendo uma taxa de decréscimo de casas em áreas congeladas de 2,19%. O projeto é regulamentado por uma lei municipal. Neste mês de janeiro a Comissão está se reunindo com todas as áreas envolvidas no processo, fazendo uma análise individual das construções existentes, objetivando as adequações urbanísticas e regularização dos loteamentos irregulares do município.
A ação de congelamento é realizada numa parceria entre a Assessoria de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, Meio Ambiente, Secretaria de Arquitetura e Planejamento Urbano, Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, Ministério Público do Estado de São Paulo, Polícia Ambiental e Instituto Florestal. Os técnicos fazem um mapeamento físico do local, medindo as moradias, situando a localização delas através de GPS e distância entre as casas e a fotografia da habitação. Assistentes sociais fazem o cadastramento das famílias, fazendo o levantamento da situação sócio-econômica, procedência dos moradores da residência e informações sobre os serviços públicos recebidos.
A invasão de áreas de preservação permanente provoca diversos problemas ambientais e sociais.“O objetivo dessa ação é impedir que a área continue a ser invadida e colocar em prática um controle migratório. Nós queremos ajudar essas famílias que já estão instaladas nas áreas de preservação, mas para isso, é preciso que não haja mais invasão, pois os recursos são limitados”, explicou o presidente da Comissão de Congelamento Claudinei Salgado.

Conseqüências

Os problemas ocasionados pela ocupação irregular são muitos. Em primeiro lugar, o cidadão que adquiriu um lote clandestino não poderá contar com benefícios como: água tratada, luz, saneamento básico, escolas e transportes. Além disso, a cidade cresce desordenadamente, o poder público é responsabilizado pela falta de infra-estrutura em lugares que não pagam impostos. Isso significa que outras áreas seriam prejudicadas para regularizar tais bairros.

Demolições

A reincidência das construções ou ampliações nas áreas já congeladas traz como sérias conseqüências as demolições. Nas 15 áreas já congeladas ocorreram três demolições de casas que estavam em construção após o processo de congelamento do locais. A Comissão de Congelamento ainda efetuou a demolição de oito casas desabitadas e de uma residência já construída e habitada.

Manutenção

As áreas já congeladas são visitadas diariamente pela Guarda Municipal. A Comissão de Congelamento faz rondas constantes pelas áreas. Mas, segundo a Comissão de Congelamento, o envolvimento da comunidade local , é sem dúvida a responsável pelo maior índice de denúncias de irregularidades. As áreas já congeladas são: Pipoca, Indaiá I e II, Casanga, Ranário, Sertão do Itamambuca, Morro da Antena (Itamambuca), quatro núcleos na Bacia do Rio Grande (dentro do Parque Estadual da Serra do Mar), Felix, Parque Guarani, Pedreira e Itamambuca. “Atingimos a totalidade das metas propostas no ano passado. Atingimos o trabalho estabelecido em nosso projeto e conseguimos dar visibilidade a isso, tanto que o município vizinho de Caraguatatuba já está mantendo contato conosco para a implantação do processo de congelamento lá”, lembra o prefeito Eduardo César, para quem o congelamento é um marco histórico em Ubatuba e que os benefícios desse projeto serão sentidos por todos, num futuro breve.

Cartilhas

No final do ano passado a Comissão de Congelamento elaborou uma cartilha em uma linguagem simples, no qual o tema congelamento é explicado didaticamente, através de ilustrações e das perguntas mais frequentes sobre o tema abordado. Foram impressas 10 mil cartilhas que estão sendo distribuídas nas áreas já congeladas e em reuniões de associações de bairros. PMU


Prefeito agradece doações para Santa Casa

O prefeito Eduardo César agradece a todas as pessoas que têm ajudado a Santa Casa, seja com doações, seja como voluntários. “Somente com a união de toda a sociedade mudaremos a Santa Casa”, lembra o prefeito. Neste sentido, o prefeito agradece Sérgio Caribe pela reforma e pela doação de equipamentos de um dos apartamentos da ala particular do hospital. A obra teve início em outubro e foi entregue no último dia 4, sendo reformado desde da pintura, as instalações elétrica, hidráulica, piso e azulejos. Foram doados equipamentos como cama hospitalar, sofá, ar condicionado, TV, frigobar.
E o setor de captação de recursos da Santa Casa informa que após a temporada de 2006 serão retomadas as obras de reformas nos outros dois apartamentos da ala particular. “Esperamos que outros empresários da cidade se estimulem a colaborar com a saúde de Ubatuba fazendo novas doações e, assim a cada dia, com um pouco de cada um, poderemos transformar nosso hospital”, lembrou uma das responsáveis pelo Setor, Margarida. PMU


Basquete conquista novos espaços em 2005

O basquete de Ubatuba voltou a ser destaque em 2005, graças a parceria do departamento de basquete da Secretaria de Esportes e Lazer e empresários locais, que acreditaram e investiram no esporte.
O 2º Campeonato Municipal Masculino começou a ser disputado em 22 de abril por seis equipes, que mesclavam jogadores experientes com a nova geração do basquete de Ubatuba. Após nove semanas de disputa e 19 jogos, a equipe do Tortilhão ficou com o título do torneio. O vice-campeonato ficou para a equipe Docelar, enquanto Hlera ficou com o bronze e o cestinha do campeonato, o atleta Márcio, que assinalou 146 pontos.
O basquete feminino teve sua vez com a Copa Tamires Barbosa, em homenagem a uma atleta falecida em 2004. Disputada por 4 equipes a copa foi conquistada pela equipe Maria Alves. O Sanet’s foi o time vice-campeão e a terceira posição ficou com o Senzala, que também teve a cestinha do torneio, Tânia, com 71 pontos.
O futuro do basquete – crianças a partir dos 11 anos, também entraram em quadra no Campeonato da Escolinha Municipal de basquete. A campeã foi a equipe da Surfnet, que também teve o cestinha do torneio, com 110 pontos. Em segundo ficou o time de Ubatuba automóveis; o Mercado 24 Horas ficou em terceiro.

Liga

Em maio a equipe mirim masculino de Ubatuba conquistou a medalha de prata do campeonato da Liga Serra do Mar / Litoral Norte de basquete disputada em São Sebastião e vencida pela equipe da casa por 41 a 28.
Em dezembro a equipe de basquete infantil de Ubatuba conquistou o título da Liga do Cone Leste ao vencer Taubaté, por 62 a 61. “Vamos agora priorizar os torneios regionais em 2006, pois estamos criando uma geração que vai trazer muitas outras alegrias ao esporte de Ubatuba”, disse Fábio Medeiros, treinador das equipes.

Street Ball


Outubro trouxe a febre do Street Ball para Ubatuba, com a inauguração da quadra da Praça Trópico de Capricórnio. Sidney Rocha, coordenador de Esportes Comunitários da Secretaria de Esportes brinca com a localização da quadra, na linha imaginária que demarca o Trópico de Capricórnio. “Somente aqui em Ubatuba é possível marcar uma cesta tropical. Além de tudo poderemos descobrir jogadores que poderão ser aproveitados nas equipes que representam Ubatuba nos torneios regionais”, disse Rocha. Na categoria mirim masculino os campeões foram Robson, Fernando e Daniel, da equipe Tio Sam; a equipe 100 Miséria (Henrique, Cauã e Raoni) foi a vencedora da categoria infanto masculino; a categoria livre masculino foi vencida pela equipe Picanha Na Tábua (Renato, Willian e Athalo); a equipe Tachão (Aline, Luana e Tainá) foi a vencedora do feminino. Em novembro o bairro da Ressaca também ganhou uma área para Street Ball, na praça de lazer do bairro. Ao contrário do basquete tradicional, o Street Ball dispensa ginásios e espaços mais fechados. O importante mesmo é a liberdade e a criatividade dos jogadores. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu