A polêmica da árvore

Rogério Frediani
Começamos bem o ano novo. Esta semana uma polêmica tomou conta da cidade e indignou a sociedade. Uma amendoeira, localizada na avenida Iperoig, próxima ao Cruzeiro foi retirada. Segundo um "laudo técnico" a mesma foi arrancada, pois estava "doente" e uma liminar baseada neste laudo autorizou a sua retirada. Lembro-me perfeitamente que quando criança brinquei muito em baixo dela. Brincadeiras de moleque, subir em árvores, infância. O que me espanta é quando um cidadão quer retirar uma árvore que está causando problemas em sua residência ou até mesmo riscos isso não é permitido e demora. Agora por interesses de alguns, prejudicar o meio ambiente e a sociedade que veementemente não queria a retirada, ah, isso pode.
Os interesses particulares estão acima do interesse coletivo. Alguns cidadãos que tentaram defendê-la foram agredidos inclusive por pessoas ligadas ao poder público. Uma vergonha. Se nossas autoridades não conseguem controlar as situações deixando que este caso chegasse a esse ponto imagine o que mais pode acontecer.
Mais uma vez, falta de planejamento. Porque audiências públicas não foram realizadas? O Estatuto das Cidades foi consultado? Será que o projeto do DADE é o mesmo que está sendo executado? Até hoje nunca vi o projeto que foi aprovado, somente projeções virtuais a respeito de como ficará. Onde está essa árvore? Ela foi replantada? Ela foi jogada fora, colocada em algum lugar, será que algum "outro teste" poderá ser feito para saber se realmente seria necessária a sua retirada? Em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, segundo informação de um funcionário, o processo de retirada está na segunda vara, sob o número 1667/05, folhas 52 e 53 e que a Secretaria nada tem a ver com o caso, pois para se obter uma cópia somente no Fórum. Estranho que o laudo foi elaborado pelo engenheiro Luciano Pradella que assessora a Secretaria do Meio Ambiente.


Que judiação, Ubatuba vai de mal a pior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu