Destruindo ícones



Luiz Moura
Foi lançando no dia 27 de outubro de 1997, na Internet, o portal UbaWeb. Criado para divulgar Ubatuba e a cultura caiçara, ainda não tinha uma logomarca. O portal incorporava, dentre outros sites, a primeira revista virtual de Ubatuba.
Sendo admirador dos trabalhos do arquiteto Gilmar Rocha, incitei-o a desenvolver uma logomarca que caracterizasse Ubatuba e que pudesse ser usada no portal UbaWeb.
Gilmar aceitou e, quando vi a logomarca pronta, com ícones de Ubatuba (a praia de Iperoig com as duas amendoeiras, o sagrado Cruzeiro e o farol da Barra), não tive dúvidas em adotá-la.
A logomarca, criada pelo caiçara e arquiteto Gilmar Rocha, foi ao ar juntamente com o número 4 da revista UbaWeb, em 17 de janeiro de 1998.
UbaWeb - O Portal de Ubatuba, uma iniciativa caiçara, sem a mínima ajuda do poder público desde que foi lançado, continua dentro de seus propósitos. Hoje, com audiência que varia, durante o transcorrer da semana, de 1.500 a 2.000 visitas únicas por dia, perfazendo um total diário de aproximadamente 40.000 páginas acessadas. Quarenta mil páginas por dia estampam a logomarca do UbaWeb e divulgam Ubatuba em todo o planeta.
No dia 4 de janeiro de 2006, ao anoitecer, a mando do prefeito Eduardo César (?), com uma desculpa esfarrapada baseada em um laudo questionável e para não atrapalhar a execução da fundação da cobertura da Feira Hippie, uma das amendoeiras (a menor da imagem acima) foi derrubada. Ubatuba perdeu uma parte de sua memória.
O prefeito pode ter certeza que sempre ao olhar para a logomarca do UbaWeb vou lembrar de seu ato destemperado. Ubatuba lhe dará resposta compatível com a sua conduta nas próximas eleições. Não sei que resgate é este que diz estar fazendo, mas posso afirmar que passa longe das aspirações dos caiçaras que por aqui persistem.
Matérias relativas:
Um dia memorável, Um crime sim senhor, De olho em Ubatuba - 06/01/06, À venda na feirinha RIP, Quando impera a bestialidade e A resposta da amendoeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu