Notícias da Prefeitura


O Prefeito em reunião com moradores da região norte do município

Prefeito leva notícia sobre implantação da energia elétrica aos moradores da Região Norte

Conquista inédita, a autorização do Instituto Florestal para a implantação de energia elétrica em área de Parque Estadual, vai beneficiar 111 famílias tradicionais da Região Norte

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, esteve na tarde da última segunda-feira, 13, reunido com moradores da região norte do município. A reunião aconteceu no Puruba, na sede da Regional Norte, e contou com a presença de 18 asssociações de bairros daquela região. “Fiquei surpreso e muito satisfeito com a ampla participação das comunidades da região norte. O grande número de pessoas presentes significa que a comunidade está unida em prol de um bem comum, que é a melhoria da região”, disse o prefeito.
A grande notícia da reunião e principal motivo da participação de tantas pessoas foi o anúncio, feito diretamente pelo prefeito Eduardo César, da autorização do Instituto Florestal para implantação do Programa Federal “Luz para Todos” em alguns bairros da região norte. Os moradores, que há mais de trinta anos aguardam a energia elétrica em seus bairros, que até então eram impedidos de receber a eletricidade por estarem em área de preservação permanente, ficaram extremamente contentes com a notícia. “Agora tenho certeza que vou ver a luz elétrica no Camburi antes de morrer”, disse Seu Genésio, da comunidade quilombola do Camburi, comemorando, após tantos anos de espera.
Serão contempladas pelo programa 64 famílias do Camburi, 34 famílias do Sertão da Fazenda, 4 do Sertão do Ubatumirim e 9 da Cabeçuda.

Bom relacionamento, bons resultados

Segundo o administrador da Regional Norte, José Roberto Júnior, a aprovação do Instituto Florestal para a implantação da luz em área de Parque Estadual é resultado do cultivo de bons relacionamentos entre a Prefeitura, o Instituto Florestal e a Promotoria Ambiental. “Se não fosse essa relação cordial e amigável, que por empenho da atual administração foi se formando, dificilmente conseguiríamos esta autorização”.

Inédito

O prefeito Eduardo César recebeu na terça-feira, 14, o agente regional da Elektro para o Programa Luz para Todos, João Maurício Müller. A visita se deu especialmente para a colocação da placa que indica que o Governo Federal está desenvolvendo o programa em Ubatuba. Segundo João Maurício o fato de uma área de preservação permanente receber a autorização do Instituto Florestal para a eletrificação rural é algo inédito, fruto de muito empenho. O agente disse também que já foram solicitados pedidos para atender também as aldeias indígenas da Boa Vista e Renascer, localizadas no Promirim e no Corcovado, respectivamente.
“As demais comunidades, localizadas fora de área de preservação, serão prontamente atendidas, provavelmente ainda neste ano. Demos o primeiro passo para atender às comunidades tradicionais da região norte, agora segue a elaboração do projeto e sua aprovação para depois de noventa dias estar tudo pronto”, explicou João Maurício.

Resgate da auto-estima

Para o prefeito Eduardo César, o fato de estas comunidades receberem a luz depois de trinta anos aguardando significa um verdadeiro resgate da auto-estima. “Estou muito feliz por esta conquista inédita e por ver que a área de Parque, após tantas negociações poderá ser contemplada com a energia elétrica. Agradeço mais uma vez ao Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia e da Eletrobrás, ao Governo Estadual por todos os órgãos envolvidos, em especial o Instituo Florestal, ao município, por meio das comunidades que se mobilizaram e principalmente à Elektro, que acelerou a viabilidade técnica do projeto”, finalizou o prefeito. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu